médico analisando olhos de menina

Tratamento ocular: quais são os mais comuns?

tratamento ocular

Se você parar e olhar em volta, perceberá que a quantidade de pessoas usando óculos de grau é muito grande. Um dos fatores que explicam esse fenômeno é justamente o fato dos óculos serem um tipo de tratamento ocular indicado para mais de uma doença, ou seja, a mesma indicação tratando diferentes causas. Mas, apesar de muito comuns, os óculos não são o único tratamento ocular existente. No post de hoje, vamos falar sobre os tratamentos mais comuns da atualidade. Confira!

Cirurgias: uma solução permanente

A medicina, de forma geral, tem apresentado cada vez mais soluções inovadoras e menos invasivas, graças aos avanços tecnológicos e também ao aprofundamento de estudos e pesquisas. Na área da oftalmologia não é diferente, as soluções vêm sendo apresentadas para melhorar a vida das pessoas que sofrem com alguma doença ocular ou erro de refração.

Falando neles, a cirurgia pode ser indicada como um tratamento ocular para casos de erros de refração, remodelando a córnea a fim de conquistar a centralização da luz pela retina. Essa cirurgia é uma solução permanente para quem não se adapta ao uso dos óculos de grau ou lentes de contato; é feita a laser e dura poucos minutos, sendo considerada um procedimento simples. No entanto, como qualquer cirurgia, existem contraindicações para pessoas que apresentem determinadas características e condições, por isso, discutir amplamente essa opção de tratamento ocular com o médico oftalmologista é imprescindível.

Além dela, há também a cirurgia para correção de catarata — doença ocular caracterizada pela falta de nitidez e acréscimo de opacidade na visão, geralmente causada pelo envelhecimento. Esse tratamento consiste na troca do cristalino (lente biconvexa e transparente olho) por uma lente artificial capaz de exercer a mesma função da anterior, acabando com o problema de vez.

Por fim, existem também as cirurgias para descolamento de retina, um problema grave cujos sintomas incluem manchas e pontos que atrapalham a visão. O oftalmologista, após a avaliação, será capaz de decidir qual o melhor tratamento ocular, tendo em vista que existem diferentes opções de procedimento para corrigir esse descolamento.

tratamento ocular

Fotocoagulação a laser

Esse tratamento ocular, como o próprio nome já sugere, está ligado a vascularização — principalmente da retina, cuja formação de vasos sanguíneos irregulares pode ser uma das causas do glaucoma e da retinopatia diabética. Apesar de importante, o procedimento é simples e na maioria das vezes exige apenas anestesia em forma de colírio.

Terapia Fotodinâmica: uma opção de tratamento ocular

Usado principalmente em casos de degeneração macular e tumores, esse tratamento ocular consiste na aplicação de uma substância ativada pela incidência de luz por via intravenosa. Ao encontrar com a luz do laser, essa substância será capaz de agir nos vasos sem agredir o tecido ocular, tratando o problema de maneira eficaz.

Como vimos, a medicina oftalmológica tem avançado muito e os tratamentos estão cada vez mais rápidos, menos invasivos e mais eficientes. No entanto, a consulta regular com o oftalmologista continua sendo a melhor maneira de cuidar dos olhos e da visão. Para fazer isso com segurança, é preciso frequentar um centro oftalmológico de referência, capaz de oferecer o há de melhor para o tratamento e o cuidado da sua visão, como as opções que citamos neste post.

Se você gostou de saber sobre os tipos de tratamento ocular mais comuns, curta nossa página no facebook e acompanhe outros posts.

Hospital de Olhos
MENU