Uso de máscara e saúde ocular

Durante a pandemia de Covid-19 o uso constante de máscaras vem comprometendo a saúde dos olhos de muitas pessoas. Por isso, esse novo hábito, que é essencial para a proteção de todos, acaba exigindo também atenção redobrada com a visão.

De acordo com artigo publicado na revista Ophthalmology and Therapy, a utilização em massa de máscaras está associada ao aumento de casos de pacientes com irritação ocular e síndrome do olho seco.

Mas qual a relação do uso de máscara e saúde ocular?

Quando estamos de máscara, normalmente, ficam alguns espaços abertos na parte de cima do nariz. Desse jeito, o ar quente da nossa respiração escapa e vai diretamente para nossos olhos, aumentando assim a evaporação das lágrimas.

Esse maior fluxo de ar nos olhos durante horas e dias, acaba resultando em irritação ocular, inflamação e olho seco. E além da piora dos sintomas em pacientes já com síndrome do olho seco, essa situação pode afetar com facilidade os idosos, que tipicamente já têm maior tendência à síndrome.

Outro problema é que essa condição estimula que as pessoas cocem os olhos em busca de alívio temporário, aumentando as vezes que levam as mãos ao rosto, e consequentemente, as chances de infecção.

Como prevenir esses problemas?

Confira algumas recomendações para manter a saúde ocular enquanto usa máscara:

• Escolha uma máscara que se ajuste bem ao rosto. O ideal é que a borda superior esteja bem vedada, para evitar que o ar quente suba para os olhos. Se necessário vede com fita adesiva;
  • Ao sentir ardência, queimação ou notar os olhos ressecados, faça uso de colírios. Lembre-se de utilizar produtos recomendados pelo seu oftalmologista;
  • Mantenha a saúde bucal em dia;
  • Controle o tempo em ambientes com ar-condicionado e faça pausas regulares no uso de aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e computadores;
  • Não coce os olhos ao sentir ardência, ressecamento ou queimação. Assim você evita inflamações na região. Opte por amenizar os sintomas fazendo compressa morna sobre a região;

Embora a síndrome do olho seco não seja um caso de urgência oftalmológica, não se pode deixar os cuidados de lado. Caso os sintomas perdurem, busque a ajuda de um oftalmologista. E lembre-se, o acompanhamento de rotina é fundamental para sua saúde ocular.