imagem embaçada

Visão embaçada: até que ponto é normal?

 

visão embaçada

Um dos primeiros indícios que temos de que nossa visão não está muito boa é a sensação de visão embaçada. Alguns exemplos são olhar pra frente e ver tudo embaçado, ou então ficar horas e horas concentrado em alguma atividade e quando olhamos para o lado, lá está tudo embaçado também.

Mas será que toda visão embaçada é um problema de vista? Será que de certa forma é algo normal? Será ainda que a visão turva pode indicar algum problema de saúde? Confira a seguir neste post.

O que é visão embaçada?

É muito comum sentirmos que a vista não está muito boa, sentir a visão embaçada. Pense bem quando você vai ao oftalmologista, muitas das vezes os sintomas mais comuns que descrevemos é que tem uma névoa na nossa frente, que a vista está desfocada, que enxergamos tudo embaçado.

Quando falamos de ter a visão embaçada, nada mais é que a dificuldade em enxergar as coisas com nitidez, resultando em uma incapacidade de enxergar as coisas com detalhes.

Pode acontecer também de termos visão embaçada em somente um dos olhos, ou ainda de forma parcial em um dos olhos.

Fato é que a visão embaçada pode ser algo normal, pode ser um processo gradativo que vai piorando com o passar do tempo e ocasionando problemas oculares ou até mesmo indicando doenças mais graves como o glaucoma e diabetes.

visão embaçada

Problemas comuns da visão embaçada

A visão embaçada pode ser indício de algumas disfunções da saúde, como por exemplo:

  • Problemas na formação de imagens como miopia, astigmatismo e hipermetropia;
  • Presbiopia ou vista cansada;
  • Doenças oculares como catarata, glaucoma, descolamento de retina, neurite ótica e degeneração da vista;
  • Enxaqueca;
  • Ansiedade e stress;
  • Alterações na pressão sanguínea — pressão alta ou baixa;
  • Hipoglicemia;
  • Diabetes;
  • Insolação;
  • Tontura — quando, por exemplo, você levanta muito rápido e se sente tonto, com a vista embaçada.

Em todos os casos é preciso prestar atenção para evolução da visão embaçada e demais sintomas. O acompanhamento médico é fundamental para evitar a evolução desses problemas e até mesmo consequências graves por falta de um tratamento adequado, chegando a serem irreversíveis, como o glaucoma, por exemplo, que pode levar a cegueira.

Quando a visão embaçada pode ser um problema?

Se a visão embaçada persistir por muitos dias, ela deixa de ser uma condição normal e passa a indicar algum problema.

Por exemplo, é comum acordamos e sentimos a vista embaçada. Isso acontece porque a vista sofre variações na sua acuidade ao longo do dia. Isso faz com que possamos enxergar mal em alguns momentos do dia, enxergando embaçado, por exemplo. Isso acontece devido a atividade que está sendo desenvolvida, ao ambiente que você está submetido e até mesmo a duração de alguma atividade

Entretanto, se a vista ficar embaçada constantemente, procurar um oftalmologista torna-se necessário para entender a causa e buscar um tratamento adequado. É bastante comum a visão embaçada estar associada aos problemas de visão relacionados aos erros de refração, ou seja, as famosas hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Apesar das particularidades de cada problema de visão, para todas essas condições, geralmente, a solução é simples com o uso de lentes corretivas. Em alguns casos, pode ser possível até mesmo considerar uma cirurgia a laser.

Tem sentido a visão embaçada ultimamente? Acha que não está relacionada com algum evento ou stress recente? Compartilhe conosco suas experiências. Se ainda tiver alguma dúvida, converse com a gente! Podemos ajudá-lo!

 

Hospital de Olhos
MENU