O que é a trabeculectomia, cirurgia antiglaucomatosa

A cirurgia antiglaucomatosa refere-se a uma operação que tem como principal objetivo diminuir a pressão intraocular – ou seja, evitar lesões no nervo óptico. Essa é uma tentativa de prevenção de perda irreversível da visão, e é empregada essa possibilidade quando não há uso adequado de colírios (ou eles não são tolerados pelos pacientes com glaucoma).
Vamos explicar os tipos de trabeculectomia, acompanhe:

Trabeculectomia – cirurgia a laser

Feita em pacientes com glaucoma, é também conhecida como “trabeculectomia laser” – pois, para criar um trajeto da câmera até a conjuntiva visando drenar o chamado “humor aquoso” (responsável pela pressão nos olhos), é utilizado um laser. A operação tem como objetivo evitar a progressão da doença estabilizando a pressão intraocular.

Trabeculectomia – glaucoma

Glaucoma é uma doença que pode causar a perda de visão. Isso acontece pelo efeito da pressão intraocular. O objetivo do tratamento é reduzir essa pressão e os procedimentos cirúrgicos buscam diminuir a produção do humor aquoso – líquido transparente constituído por água e sais. Sua função é nutrir a córnea, o cristalino e regular a pressão interna do olho. Entre as cirurgias, temos a trabeculectomia.

Trabeculectomia – mitomicina

Um medicamento utilizado na trabeculectomia é a mitomicina. Seu efeito é focado em reduzir a inflamação local – auxiliando no tratamento e tornando mais eficaz a cirurgia de trabeculectomia.

Acompanhamento constante

Apesar da cirurgia de trabeculectomia ter grande porcentagem de sucesso, o glaucoma é uma doença que precisa de acompanhamento médico para garantir sua não progressão. Existem outros tratamentos – tanto cirúrgicos, quanto indicações médicas. Mas é importante sempre estar em dia com seus exames e ir frequentemente ao oftalmologista.