Conteúdo

Pupilas Isocóricas: O que são e como identificar?

Muito conhecida como menina dos olhos, o orifício entre a córnea e o cristalino tem o nome de pupila. Parte muito importante do olho, a pupila está localizada na parte média do olho e tem a função de regular a quantidade de luz que passa para a retina. Seu tamanho é controlado pelo movimento involuntário da íris, controlando assim a intensidade da passagem de luz.

Existem diferentes tipos de pupila e, entre eles, encontramos as pupilas isocóricas. Em resumo, as pupilas isocóricas são aquelas que possuem o mesmo diâmetro e reagem igualmente à luz. Essa é a condição considerada normal das pupilas em questões clínicas.

Como verificar o tipo de pupila?

A identificação do tipo de pupila é realizado através de uma avaliação padrão pupilar. Este exame consiste em analisar o tamanho, a simetria e a presença de reflexo fotomotor da pupila. Seu tamanho é controlado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático. Por essa razão, este teste é feito por meio de um estímulo luminoso para obter resposta pupilar bilateral e simétrica.

Por que fazer a avaliação pupilar?

O principal objetivo desse tipo de teste é contribuir para outros diagnósticos. Entre os mais comuns estão:

  • Quadros metabólicos
  • Lesões estruturais do sistema nervoso central
  • Doenças de tronco cerebral
  • Sofrimento do sistema nervoso central
  • Aumento de pressão intracraniana (PIC)
  • Edemas cerebrais
  • Isquemia
  • Hematomas
  • Hidrocefalias

É com o auxílio desse acompanhamento clínico que a intervenção imediata clínica e/ou cirúrgica podem ajudar pacientes a evitar sequelas, danos indesejáveis e até mesmo a morte encefálica. Então, se seu tipo pupilar são pupilas isocóricas é um bom sinal, isso porque este é o estamos mais saudável deles!

Agora que você já conseguiu saber um pouco mais sobre a importância de identificar seu tipo de pupila por meio da avaliação pupilar, confira nosso artigo sobre os exames oculares fundamentais para manter a saúde em dia!

Compartilhar:

Uma resposta

  1. Estou com as pupilas dilatadas há uma mês devido a ansiedade o clínico disse q e normal e volta mas até agora não voltou estou tomando medicação pra ansiedade e nada da visão melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta