Conteúdo

Pupilas Mióticas: O que são? Identifique suas causas e sintomas.

Você sabia que, na verdade, aquela pequena bolinha preta no centro dos nossos olhos não possui cor? Isso porque se trata de uma abertura ligada à parte interna do sistema sensorial, logo, a ilusão da cor preta é apenas pela ausência de iluminação interna. Situada entre a córnea e o cristalino essa parte do olho possui o nome de pupila. Ela é responsável por regular a quantidade de luz que passa para a retina.

Entre os diferentes tipos de estados que a pupila pode apresentar temos a pupila miótica. A miose é um termo médico usado em casos de diminuição da pupila. Diversas condições médicas resultam em pupilas mióticas.

Causas e sintomas da miose:

Assim como em diferentes casos de complicações clínicas, a miose também acontece por fatores específicos. Uma das principais causas de pupilas mióticas acaba sendo a idade do paciente, afinal, pessoas de faixa etária mais elevada têm uma probabilidade maior de apresentar a pupila miótica.

A miose também se dá em decorrência de algumas doenças como a síndrome de Horner, tumor de pancoast e hemorragia intracraniana. Além de ser também resultado do consumo de algumas drogas como opióides, antipsicóticos, agentes colinérgicos (usados no tratamento do Alzheimer), alguns medicamentos ministrados em quimioterapias, mirtazapina, álcool e o THC.

Com relação aos sintomas, visualmente a pupila do indivíduo estará bem menor que o de costume. Para um diagnóstico concreto é necessário realizar a avaliação pupilar. Apenas dessa forma é possível constatar o tipo de pupila que o mesmo apresenta.

Agora que já está um pouco mais claro do que se trata a condição da pupila miótica, fica mais simples de compreender a importância da avaliação pupilar. Confira nosso artigo sobre os exames oculares que são fundamentais para manter a saúde em dia!

Compartilhar:

Uma resposta

  1. Porque ao ter COVID minha pupila ficou minúscula ? Conforme fui notando melhor, notei gradualmente retorno ao tamanho de
    Costume? Tem alguma relação/estudo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta