mulher com tontura

Quais problemas de visão causam tontura?

problemas de visão causam tontura

A tontura é uma das reclamações mais comuns em consultórios médicos. Esse sintoma pode ser indicativo desde doenças simples até quadros graves e que exigem máxima atenção. De certo modo, todos os sistemas têm, ao menos, uma condição que levam a essa queixa.

Quanto a essa ocorrência, a visão pode ser a grande causadora. Diversas situações apresentam a sensação de vertigem como um dos sintomas, então é importante ficar de olho para se cuidar corretamente.

A seguir, veja quais problemas de visão causam tontura e por que isso acontece.

Os defeitos refrativos são grandes responsáveis pela vertigem

Os defeitos refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, causam a dificuldade para enxergar de perto e/ou de longe. Eles levam à formação pouco nítida de imagens em certas condições e exigem um esforço maior para ver com clareza.

Diante disso, são grandes responsáveis pela tontura. Já que não é possível enxergar corretamente, o corpo precisa se forçar para ter uma visão melhor. Isso gera um esforço grande dos músculos de acomodação visual e pode fazer com que surja a dor de cabeça.

O conflito entre a imagem formada e o estímulo para o cérebro também geram esse sintoma extremamente incômodo.

A presbiopia também pode ser a causadora dessa condição

Outra possibilidade entre quais problemas de visão causam tontura é a presbiopia. Conhecida como visão cansada, ela é bastante comum em pessoas a partir de 40 anos. Contudo, pode surgir de maneira prévia, já que está relacionada ao esforço excessivo para acomodar a imagem.

Quando isso ocorre, não há necessariamente um erro refrativo. Mas os músculos oculares perdem um pouco da elasticidade e da capacidade de funcionar corretamente. E surge a dificuldade para enxergar.

problemas de visão causam tontura

Isso leva a um quadro parecido com o dos defeitos refrativos. Nesse caso, óculos de descanso são indicados para conter o problema.

O glaucoma é outro entre quais problemas de visão causam tontura

Partindo para casos mais graves, o glaucoma merece máxima atenção. Ele é causado pelo aumento da pressão intraocular, de modo que o globo ocular comprime o nervo óptico. Isso gera danos irreversíveis e uma perda de visão progressiva.

Quando é do tipo crônico, o desenvolvimento é gradual e o quadro é praticamente assintomático. Entretanto, a versão aguda caracteriza-se pela ocorrência muito rápida e que exige atenção emergencial.

Como leva a uma dor de cabeça súbita e muito intensa, o glaucoma agudo pode ser o responsável pela perda momentânea do equilíbrio completo.

A catarata cria dificuldades que podem levar a esse sintoma

Como dito, a dificuldade em enxergar corretamente contribui para a sensação de tontura. Não conseguir focalizar os objetos adequadamente, normalmente, aumenta a propensão à dor de cabeça, gera conflitos nos estímulos cerebrais e traz a ideia de movimento incorreto.

Por causa disso, a catarata também está entre quais problemas de visão causam tontura. Caracterizada pela opacificação do cristalino, a membrana transparente do olho, ela cria uma “névoa” sobre as imagens.

Conforme progride, torna cada vez mais difícil enxergar e realizar tarefas cotidianas. Embora seja uma doença da terceira idade, a catarata precoce pode ocorrer e levar ao sintoma.

Depois de conhecer quais problemas de visão causam tontura, não abra mão de se consultar com um oftalmologista. Somente ele poderá afirmar o motivo concreto para o sintoma, além de indicar o melhor tratamento.

Você sofre com esse quadro? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários e participe.

Hospital de Olhos
MENU