O que são lentes de contato

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes de contato apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

No mercado existem inúmeras opções como: lentes de contato gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcarbonadas, híbridas, flexíveis, etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.

Escolhendo a melhor lente de contato

Uma das formas de escolher a melhor lente de contato é através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente. É importante ressaltar que estes testes de lentes de contato ajudam a decidir qual a melhor opção para correção da visão, inclusive em comparação aos óculos.

View Video

Todos podem usar lentes de contatoTambém é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:

  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
  • Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
  • Colocação de lentes de contato de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
  • Nova refração, com as lentes de contato de teste;
  • Avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

Cuidados com as lentes de contato

Especialistas em lentes de contato explicam que outras medidas importantes são os cuidados para manutenção, é preciso entender as orientações de colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente visão, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.

Astigmatismo

Pacientes com astigmatismo muitas vezes acreditam que não precisam utilizar óculos nem lentes de contato. É importante lembrar que apesar de existirem casos que o uso de lentes corretoras não é necessário, é sempre importante seguir as indicações do oftalmologista.

Assuntos Relacionados

Gostaria de agendar uma consulta?

Clique aqui para ver nossa agenda online!

Precisa de ajuda? Converse conosco