olho seco

Olho seco: 4 formas de evitar

olho seco

Quem nunca trabalhou na frente do computador por um tempo e em certo ponto sentiu o olho seco? Ou então foi só a temperatura baixar que começou a sentir os sintomas? Num primeiro momento eles começam a incomodar até que começam a arder, ficar vermelhos, a coçar, ficar irritados e até com a visão turva.

Essa condição tem nome e diagnóstico. É a síndrome do olho seco, que acomete algumas pessoas específicas, como pessoas acima dos 40 anos, mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, pessoas que usam lentes de contato, pessoas que já tenham feito cirurgia a laser, ou com deficiência de vitamina A, e até pacientes com Doença de Parkinson.

Mas existem formas de evitar que os sintomas surjam. Por isso, se você está dentro de algum desses grupos, leia esse texto até o final e veja como prevenir o olho seco.

1. Pisque bastante quando na frente de telas

É muito comum que pisquemos menos que a média normal quando estamos na frente do computador ou da televisão. Essa frequência pode diminuir até cinco vezes nessas situações. Por isso, lembre-se de piscar sempre para evitar que os olhos ressequem. Vale até mesmo locar um pequeno lembrete próximo ao monitor do computador.olho seco

2. Proteja os olhos em locais com vento e poeira

Em locais que ventem muito, e que consequentemente levem a poeira aos olhos, é preciso ter um cuidado extra. Isso porque eles podem deixar os olhos secos além do normal. A praia é um desses locais onde devemos permanecer de óculos escuros na maioria do tempo. Não somente para evitar a incidência dos raios solares nos olhos, mas também para deixá-los protegidos. Isso também serve para ambientes de trabalho. Marceneiros, por exemplo, se não usarem os óculos de segurança, podem ter os olhos atingidos por serragem e até partículas quase invisíveis que prejudicam a sua saúde.

3. Use lágrimas artificiais para o olho seco

É comum que pacientes com a Síndrome do Olho Seco usem colírios de lágrimas artificiais para lubrificar os olhos. Essa é uma excelente solução para evitar que os sintomas surjam e até mesmo para ajudá-los a desaparecer. Entretanto, é fundamental se lembrar que os olhos são órgãos extremamente sensíveis e, portanto, não devem entrar em contato com nenhum medicamento que não tenha sido recomendado por um médico oftalmologista. A automedicação pode piorar (e muito) um quadro que poderia ser facilmente solucionado pelo profissional de saúde.

4. Mantenha hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis é muito importante para evitar a Síndrome do Olho Seco. Isso porque o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são muito prejudiciais aos olhos. O primeiro deles prejudica a lubrificação da região, o que também pode provocar alergias. Enquanto o álcool provoca uma desidratação do corpo em geral, inclusive dos olhos.

Sentir o olho seco não é nada agradável. Mas existem formas de evitar que eles fiquem dessa forma e provoquem incômodos. Não fumar e não consumir álcool em excesso são duas medidas que trazem benefícios para a saúde em geral. Mas também é preciso proteger os olhos, piscar bastante para que eles fiquem lubrificados e usar lágrimas artificiais prescritas pelo médico oftalmologista.

Você costuma sentir o olho seco com frequência? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Hospital de Olhos
MENU