Quais são os nomes dos problemas de visão mais comuns

Os olhos são órgãos extremamente importantes do corpo humano. Apesar de pensarmos muito no coração, pulmões e outros órgãos grandes quando queremos cuidar da saúde, raramente paramos para compreender a importância da visão no nosso dia a dia. É somente quando algum sintoma aparece que a maioria das pessoas procura um médico oftalmologista. Enquanto o ideal seria manter as consultas de rotina sempre em dia.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os nomes dos problemas de visão mais comuns. Dessa forma, você poderá identificar quando algum sinal estranho acontecer. Então, leia este texto até o final e entenda melhor como o seu corpo se manifesta.

Miopia, a dificuldade de enxergar de longe

A miopia é uma velha conhecida das pessoas que usam óculos. Embora esse não seja o motivo exclusivo do uso das lentes corretivas, a miopia é responsável por grande parte dos óculos que circulam por aí. Isso porque ela impede que as pessoas enxerguem de longe. Essa é uma doença refrativa que também pode ser tratada com cirurgia a laser, assim como as próximas que mostraremos neste post.

Hipermetropia, a dificuldade em enxergar de perto

A hipermetropia também é uma doença refrativa e é o exato oposto da miopia. Ela se manifesta pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Mas da mesma forma que a miopia e o astigmatismo, que falaremos a respeito a seguir, esse também é um dos problemas de visão que podem ser tratados com a cirurgia a laser ou com o uso de lentes corretivas.

Astigmatismo, visão embaçada a qualquer distância

O astigmatismo é a doença refrativa na qual o paciente não consegue focar corretamente nenhum objeto, independentemente da distância que ele está. Isso acontece porque a curvatura da córnea é irregular, de tal forma que fica impossível ter um ponto de foco exato. A boa notícia é que para essa condição também podem ser receitados óculos de grau, lentes de contato ou a cirurgia refrativa a laser.

Conjuntivite, um dos problemas de visão mais comuns

A conjuntivite é um dos problemas de visão mais comuns, principalmente durante o verão. Isso por ela poder ser altamente contagiosa e o escritório ou a escola inteira podem acabar pegando. Ela pode ser viral, bacteriana ou alérgica e o tratamento vai depender diretamente dessa tipagem. O mais importante é consultar o médico oftalmologista, que saberá orientar o paciente corretamente.

Catarata, a perda gradual da visão

A catarata também está entre os problemas de visão mais comuns. Na realidade ela é a principal causa da cegueira reversível em todo o mundo. O que acontece é o aumento da opacidade do cristalino, que impede que a luz penetre nos olhos. Isso pode acontecer até que ele fique totalmente opaco. Mas antes que chegue nesse ponto, o tratamento recomendado é a cirurgia.

Os problemas de visão mais comuns são as doenças refrativas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, e também a catarata e a conjuntivite. Para prevenir que qualquer um desses quadros se agrave, é importante consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Mas mesmo se a sua consulta ainda estiver longe e você sentir algum sintoma diferente, não hesite em marcar uma consulta extra para ter certeza de que a sua saúde está em dia.

Você tem algum desses problemas de visão? Compartilhe a sua história nos comentários!

Uma resposta

1. no meu caso além de ter uma visão com nebelina,uso oculos a sensilvelmente pouco tempo,mas ainda com dificuldades de ver ao longe,onde a claridade me afecta também