Teleconsulta: o que esperar de uma consulta médica online

As novas tecnologias vêm revolucionando a interação entre médico e paciente. Mas ainda existem diversas dúvidas sobre como funciona a teleconsulta, quais as vantagens desse tipo de serviço e a diferença entre um atendimento online e o presencial. O primeiro passo é entender como funciona a teleconsulta.

O que é a teleconsulta

A partir do uso de dispositivos eletrônicos, médico e paciente podem se comunicar diretamente. A teleconsulta deve seguir os mesmos padrões do método tradicional. Sendo assim, é obrigatório que toda consulta tenha registro formal em um prontuário clínico que aponte data, hora, tipo de tecnologia utilizada e o número do conselho regional do médico.

Online x Presencial

Uma das principais vantagens da teleconsulta é a possibilidade de atender pacientes em locais mais afastados dos centros urbanos. Aos médicos, possibilita o apoio de outros colegas de profissão em alguma tomada de decisão, além de possibilitar a participação em programas educacionais em qualquer lugar do país.

Porém, não podemos esquecer que a consulta presencial é fundamental para a prescrição de tratamentos – exceto em casos de emergência. Sendo assim, concluímos que a teleconsulta pode unir médico e paciente para uma retirada de dúvidas básicas ou para aconselhamentos.