A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho), que originalmente é transparente. Seus sintomas podem incluir visão embaçada ou turva, dificuldade em enxergar em condições de pouca luz, sensibilidade à luz, percepção de cores desbotadas ou amareladas, visão dupla em um olho, necessidade frequente de mudar a prescrição dos óculos e diminuição da visão geral.
A catarata pode afetar um ou ambos os olhos e, geralmente, se desenvolve gradualmente ao longo do tempo.
Existem diversos tipos de catarata. Os principais são:
Catarata senil: é o tipo mais comum e acomete pessoas idosas.
Catarata congênita: são as cataratas que aparecem já no nascimento, devido a problemas durante a gestação, como infecções intrauterinas (rubéola, sarampo, sífilis), ou por motivo genético.
Catarata traumática: pode ocorrer após acidentes que afetem os olhos.
Catarata secundária: está associada a outras doenças oculares ou ao uso prolongado de medicamentos, como anti-inflamatórios e corticoides.
A catarata ocorre quando as proteínas presentes no cristalino se alteram e passam a interferir na passagem da luz.
Ter catarata é uma condição especialmente comum em pessoas com mais de 60 anos de idade, mas também pode ser causada por lesões oculares, uso prolongado de certos medicamentos, diabetes, tabagismo, exposição excessiva à radiação ultravioleta e outras condições médicas.
A única maneira de tratar a catarata é através de cirurgia, na qual a lente opaca é removida e substituída por uma lente artificial. A cirurgia de catarata é considerada segura e eficaz e é realizada em milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo.
A cirurgia de catarata:
A cirurgia de catarata é a única modalidade de tratamento para a catarata. A cirurgia geralmente é feita sob anestesia local e sedação, em regime ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa ficar internado no hospital.
Durante a cirurgia, é realizada uma pequena incisão na córnea, por meio da qual serão introduzidos os instrumentos que realizarão a retirada do cristalino opaco e a subsequente introdução da lente intraocular que substituirá sua função.
O procedimento geralmente leva em torno de 30 minutos e não apresenta grandes incômodos ao paciente.
A maioria dos pacientes apresenta melhora da visão algumas semanas após a cirurgia, mas é importante seguir as instruções do oftalmologista e comparecer às consultas de acompanhamento para garantir que tudo está indo bem.
Consulte um oftalmologista com frequência e esclareça suas dúvidas sobre a cirurgia de catarata.
Tipos de lente intraocular:
Existem vários tipos de lentes intraoculares (LIO) disponíveis para serem usados em cirurgias de catarata ou para correção de erros refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Alguns dos tipos de lentes intraoculares incluem:
O tipo de lente intraocular a ser utilizada dependerá das necessidades individuais do paciente, incluindo seu grau de erro refrativo, seu estilo de vida e suas expectativas em relação à cirurgia. Um oftalmologista pode ajudar a determinar qual tipo de lente intraocular é a melhor opção para cada paciente.