Glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e pode levar à perda visual, sendo a principal causa de cegueira definitiva no mundo.
Muitas vezes silencioso, o glaucoma se apresenta na maioria das vezes como perda lenta e gradual do campo de visão periférico, não sendo percebido em suas fases iniciais. Com a evolução do quadro, o campo visual vai se estreitando e o paciente pode experimentar dificuldades para dirigir ou para se locomover.
O diagnóstico é realizado pelo médico oftalmologista com auxílio de exames diversos, sobretudo tonometria, campimetria computadorizada, retinografia e tomografia de coerência óptica (OCT) do nervo óptico.
Antecedentes familiares, diabetes e uso crônico de corticoides podem aumentar a chance de se desenvolver glaucoma.
A principal estratégia de tratamento é o controle da pressão intraocular. Ela pode ser melhorada por meio de colírios, terapia a laser, ou através de procedimentos cirúrgicos como a trabeculectomia e o implante de tubos de drenagem.
Consulte seu oftalmologista com frequência para assegurar que sua saúde ocular esteja sempre em dia. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para que o glaucoma não comprometa sua qualidade de vida no futuro.