A oncologia ocular é o ramo da oftalmologia que lida com o diagnóstico e tratamento de cânceres oculares.
Existem diferentes tipos de câncer ocular, mas os mais comuns são: melanoma, linfoma e retinoblastoma.
O câncer de olho pode ser detectado através de sintomas como piora da visão, dor, inchaço, estrabismo, ou aparecimento de manchas pigmentadas nos olhos. No entanto, muitas vezes a doença é assintomática e silenciosa, sendo detectada por meio de exames oftalmológicos regulares. Uma vez diagnosticado, o médico realizará mais exames para determinar o tipo de câncer e a melhor forma de tratá-lo.
As causas para o tumor ocular costumam variar e nem sempre podem ser determinadas. No caso do retinoblastoma, em geral, a origem é hereditária. Já o linfoma intraocular tem origem nas células do sistema imunológico.
As opções de tratamento variam e podem incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
O objetivo do tratamento é, sempre que possível, eliminar o câncer preservando a vida, a integridade ocular e sua função (visão). O tratamento deve ser multidisciplinar, havendo estreita colaboração com outros profissionais médicos, como oftalmologistas de diversas áreas, oncologistas clínicos, radioterapeutas, entre outros.
O diagnóstico precoce é fundamental, e aumenta consideravelmente as chances de sucesso do tratamento. Exames oftalmológicos regulares podem ajudar a detectar quaisquer alterações nos olhos e assegurar sua saúde ocular e qualidade de vida.
Braquiterapia:
A braquiterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza radiação ionizante para combater alguns tipos de câncer ocular. Consiste no posicionamento de uma placa de ouro contendo pequenas sementes de iodo radioativo sobre a superfície a ser tratada. A radiação atinge as células tumorais e promove o controle e regressão da doença, preservando a integridade ocular.
O procedimento é feito em centro cirúrgico, e o paciente permanece internado por alguns dias até que a placa seja retirada num segundo procedimento.
A braquiterapia ocular é um tratamento seguro e eficaz contra diversos tipos de câncer ocular. É um procedimento conservador, altamente direcionado e com poucos efeitos colaterais em relação às outras modalidades de tratamento. Se você ou um ente querido foi diagnosticado com câncer ocular, converse com seu médico e verifique se a braquiterapia pode ser uma opção de tratamento.