Catarata: o que é?
A catarata é caracterizada pelo comprometimento natural do cristalino, lente localizada atrás da íris. À medida que a idade avança, os olhos passam por um processo natural de envelhecimento, provocando a presbiopia, chamada popularmente de visão cansada. Em consequência, o cristalino perde elasticidade. A catarata surge em seguida a este processo, pois, após perder a elasticidade, a lente torna-se opaca, atrapalhando a entrada de luz, dificultando a realização de tarefas comuns no dia a dia.
O que causa a catarata?
A principal causa da doença é o envelhecimento do cristalino, comum na população idosa, é chamada catarata senil. Além disso, outros fatores também podem estar associados como, por exemplo: questões genéticas, diabetes mellitus e alterações oculares como alta miopia. Tabagismo, uso prolongado de corticoides e infecções oculares também podem estar vinculados.
Quais os sintomas da catarata?
Entre os principais sintomas de que há algo errado com a visão, está a visão embaçada, como se a pessoa estivesse observando os objetos através de uma janela suja. Como a doença é silenciosa, os sintomas começam a parecer de maneira progressiva. Por esta razão, considere os seguintes sintomas:
- Visão turva, embaçada ou nublada;
- Dificuldade para enxergar com nitidez, ler, dirigir e andar;
- Sensibilidade à luz, especialmente do sol e dificuldade de dirigir à noite, devido à intensidade dos faróis;
- Visão dupla: enxergar duas imagens, caso feche um dos olhos;
- Mudanças contínuas no grau dos óculos;
- Pontos luminosos e reflexos ao redor das luzes;
- Alteração da percepção das cores;
- Melhora repentina para enxergar de perto, que desaparece e dá lugar à catarata avançada.
Diagnóstico da Catarata
Vale lembrar que somente um oftalmologista pode oferecer o diagnóstico correto. Por ser uma doença silenciosa, nem sempre é possível percebê-la de imediato. Diante disso, é importante realizar consultas oftalmológicas regularmente.
Como evitar a catarata?
Embora não exista prevenção para predisposição genética ou o envelhecimento, é possível seguir medidas preventivas que ajudarão a evitar e reduzir fatores de risco:
- Reduza vícios como o consumo de bebida alcoólica e o fumo;
- Proteja seus olhos do sol;
- Evite o uso de corticoides;
- Procure um médico especialista e realize consultas regulares;
- Tome cuidado com traumas e infecções;
- Mantenha o diabetes controlado.
Existe tratamento para a catarata?
Se houver suspeita, é fundamental buscar atendimento médico para que o diagnóstico seja realizado. Não há nenhum medicamento que seja eficaz, portanto, a cirurgia é o único tratamento indicado. A cirurgia de catarata é segura e de rápida recuperação. Durante a operação, o cristalino afetado é retirado e substituído por uma lente artificial, feita sob medida, que restaura a visão do paciente.
Caso note algum sintoma indicado acima, busque atendimento oftalmológico imediatamente. É de extrema importância tratar a catarata com um especialista. Conte com o Grupo HOSP para isso.
Agende já uma consulta através do site do Grupo HOSP.
Uma resposta
Tive conhecimento de um colírio chamado CLARVISOL que é indicado após a cirurgia de catarata, e pode ser usado também para diminuir o avanço gradativo da doença, principalmente nos casos SENIL (idade avançada).
Talvez seja o meu caso de usa-lo, pois não tenho condições financeiras de assumir mais qualquer compromisso, nem a coragem de me submeter a cirurgia. Acabei de fazer uma consulta (07/03/24) no seu consultório em São Bernardo do Campo – na Av. Francisco Prestes Maia, 233 . Fui atendido pela Dra. Carolina Ribeiro Netto, a qual me informou a presença de catarata no olho direito. SOLICITO UMA OPINIÃO POR VOSSA PARTE E ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO.