Conteúdo

6 dicas para cuidar das suas lentes de contato

As lentes de contato podem ser receitadas por um médico oftalmologista para corrigir as doenças refrativas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As características dela – rígida ou gelatinosa, descartável ou durável etc. – serão definidas pelo médico de acordo com o perfil de cada paciente. Recebida a prescrição médica, chega a hora de usá-las e criar uma rotina de cuidados. Para te ajudar a manter os hábitos de higiene saudáveis e cuidar das suas lentes de contato, separamos as seis dicas definitivas, confira!

1. Mantenha cuidados diários de higiene

As lentes de contato são colocadas dentro das pálpebras, diretamente sobre a córnea. Por isso, quando não são higienizadas corretamente, elas funcionam como um excelente meio de transporte para sujeiras e bactérias. Portanto, manter uma rotina de cuidados diários com a higiene é fundamental para que seus olhos se mantenham saudáveis.

    2. Higienize as lentes antes e depois de usá-las

    Antes de colocá-las nos olhos, lave as mãos com sabonete e seque com uma toalha limpa. Esse é um procedimento que deve ser repetido sempre que for manusear as lentes de contato. Em seguida, encha os compartimentos dos estojos com soluções específicas para a higienização das lentes de contato. Só então posicione-as nos olhos. O mesmo procedimento deve ser repetido sempre que retirá-las.

    3. Limpe também o estojo das lentes de contato

    É comum que mantenhamos os cuidados com as lentes de contato, mas esqueçamos de dar a devida atenção aos estojos. A verdade é que eles estão constantemente úmidos e sem a higiene adequada, podem contaminar as lentes. Por isso, sempre que terminar de colocar as lentes, jogue fora a solução antiga do estojo e enxague com uma porção nova. Em seguida o deixe secar naturalmente, virado para baixo e em cima de um pano limpo e seco. O ideal é que o estojo seja trocado mensalmente.

    4. Respeite o prazo do fabricante

    Existem lentes de contato descartáveis que duram apenas um dia, outras com troca programada para duas semanas, por exemplo. Esses prazos existem para que o uso das lentes se adeque ao estilo de vida daqueles que precisam delas. Apesar de tornarem a rotina bem mais fácil, é importante respeitar os prazos estipulados pelo fabricante. Ou seja, substituí-las assim que passar o tempo indicado na embalagem.

    5. Escolha as soluções higienizadoras corretas

    É importante que você tenha as soluções higienizadoras específicas para lentes de contato. Elas são específicas para esse fim e sua composição formulada para limpar as lentes e não agredir os olhos. Apesar de o uso de soro fisiológico para esse fim ser amplamente conhecido, ele não é a melhor substância para isso. Menos ainda é a água corrente, mesmo se ela for filtrada.

    6. Não passe muito tempo com as lentes nos olhos

    Cada tipo de lente tem uma recomendação específica sobre quanto tempo ela deve ficar nos olhos. O seu médico oftalmologista saberá dar orientações corretas sobre como usá-las e por quanto tempo. Independentemente disso, é importante respeitar as recomendações e não expor os seus olhos.

    As lentes de contato foram criadas para dar mais liberdade àqueles que necessitam de correção da visão. Além do fator estético, elas estão livres de algumas distorções visuais provocadas pelos óculos. Acima de tudo, é importante manter uma rotina de cuidados para que elas continuem sendo um fator positivo para a sua saúde.

    Você usa lentes de contato? Conte nos comentários como você inseriu os cuidados na sua rotina.

    Compartilhar:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Agende sua consulta