Sofrer algum tipo de acidente que envolva os olhos é mais comum do que parece. Tanto em casa quanto no trabalho há diversos riscos para a saúde ocular e nem sempre é possível evitá-los de maneira total.
Quando uma situação desse tipo acontece, as primeiras reações são determinantes para a saúde dos olhos. Com isso, conhecer os primeiros socorros adequados ajuda a aumentar a chance de que não restarão sequelas muito graves.
A seguir, veja 6 dessas atitudes que você precisa conhecer para proteger a saúde da região se houver um acidente:
1. As mãos devem estar devidamente higienizadas
Antes de realizar qualquer primeiro socorro para ajudar a proteger a saúde dos olhos é fundamental estar com as mãos devidamente higienizadas. Tocar nos olhos com as mãos sujas pode levar ainda mais agentes de contaminação e, com isso, piorar a situação.
Quem tiver perfurado o olho, por exemplo, tem aberta uma porta de entrada para microrganismos, então esse cuidado prévio é necessário.
2. As lentes de contato devem ser retiradas imediatamente
Assim que qualquer tipo de acidente ocorrer é indispensável que o paciente retire a lente de contato, caso aplicável. Isto é importante porque, se a lente permanecer no mesmo lugar, ela pode aumentar o contato do olho com o agente estranho, por exemplo.
Mesmo que não haja algum acidente específico, se os olhos começarem a ficar vermelhos e as pálpebras doloridas, a retirada da lente deve ser feita o mais breve possível.
3. A lavagem em água corrente ajuda a garantir a saúde dos olhos
Caso o acidente seja composto por algum tipo de contato com um produto químico, o ideal é fazer a lavagem em água corrente. Ela deve estar em temperatura fria e o processo deve durar cerca de 15 minutos.
Isto ajuda a diminuir a ação do agente químico com os olhos, evitando lesões e maiores problemas devido à relativa neutralização. Nesse caso, não é indicado tampar a região, de modo a ajudar a arejar o local.
4. O curativo provisório é importante em casos de lesão
O curativo, por sua vez, é importante para quando existe algum tipo de lesão ou perfuração na região. Deve-se realizar uma espécie de bandagem no olho afetado, fazendo com que a região fique o mais imóvel possível.
É determinante que, para a proteção da saúde dos olhos, você não tente retirar qualquer corpo estranho e nem toque em uma possível perfuração.
5. O ato de não coçar é indispensável em todas as situações
Seja qual for a situação, é indispensável não coçar os olhos, pois isso pode trazer ainda mais problemas para a região. Quem tiver algum tipo de queimadura química deve evitar coçar porque isso pode espalhar os componentes e até mesmo contaminar o outro olho.
Já quem sofreu algum tipo de laceração não pode coçar a região porque corre o risco de tornar a lesão ainda mais grave. Pequenas partículas, por exemplo, podem arranhar a córnea após o ato de coçar.
6. A busca por atendimento médico é indispensável
Passado o primeiro momento de atenção aos olhos, o próximo passo precisa ser, necessariamente, a busca por atendimento médico urgente.
Não tente se automedicar e nem espere o tempo passar para ver como o corpo vai reagir. Dependendo do caso, isso pode levar à perda total de visão ou até mesmo a um quadro de infecção generalizada.
Sendo assim, logo após o acidente é indispensável se dirigir a um oftalmologista para receber os devidos cuidados.
Os primeiros socorros oculares ajudam a garantir a saúde dos olhos e evitam que os problemas se tornem ainda mais graves. Além de seguir corretamente as indicações imediatamente após o acidente, é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes.
Tem alguma dúvida sobre como proceder? Conte nos comentários.