A enxaqueca está relacionada a problemas de visão?

A enxaqueca é um problema sério que atinge até 90% da população mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Muitas pessoas acreditam que ela é uma dor de cabeça muito forte, mas na realidade a cefaléia é um dos sintomas da enxaqueca. Além disso, o paciente com essa condição pode sentir enjoos, alterações de humor, fotofobia, sensibilidade aumentada a cheiros e barulhos, tontura e a sensação de que a cabeça está pesada.

As causas para essa doença podem ser muitas e você provavelmente já ouviu dizer que a enxaqueca está relacionada a problemas de visão. Mas será que isso é verdade? O que pode desencadear uma crise? É para solucionar esse tipo de questão que estamos aqui. Leia este texto até o final e entenda.

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença causada por um desequilíbrio das substâncias químicas presentes no cérebro, como os hormônios por exemplo. Quando ele acontece, inicia-se um movimento em cadeia, que acaba provocando mais desequilíbrios e todos os outros sintomas da enxaqueca. Geralmente, a primeira crise acontece sem que o paciente perceba o motivo. Mas com o passar do tempo e a recorrência dos sintomas, passa a ser possível notar quais são os pontos comuns e gatilhos que desencadeiam uma crise de enxaqueca.

O que pode provocar uma crise de enxaqueca?

A exata causa de uma crise de enxaqueca depende do histórico e da saúde do paciente. Em alguns casos ela é herdada geneticamente e o paciente deve observar quais são os pequenos acontecimentos diários que provocam a dor. Em outros casos, ela pode ter origem na alimentação. Por exemplo, existem algumas pessoas que começam a experimentar o primeiro sinal de uma crise se comerem chocolate. Existem mulheres que podem acrescentar esse ponto à sua lista de sintomas do ciclo menstrual. Mas certamente em alguns casos a enxaqueca está relacionada a problemas de visão. Sobre esse ponto, esclareceremos melhor no próximo tópico.

Quando a enxaqueca está relacionada a problemas de visão?

A enxaqueca está relacionada a problemas de visão quando ela acontece depois de um longo período de esforços. Por exemplo, quando as aulas ou estudos terminam, ou ao final do expediente de trabalho. Isso porque os olhos provavelmente estão com dificuldade para funcionarem em plena capacidade e acabam tendo que fazer trabalho extra para que você consiga enxergar tudo que precisa.

Na maioria dos casos, quando a enxaqueca está relacionada a problemas de visão, as condições oftalmológicas que provocam esse quadro são as doenças refrativas. A miopia, quando existe a dificuldade para enxergar à distância, a hipermetropia, que é a dificuldade para enxergar objetos próximos, e o astigmatismo, quando o paciente não consegue focar a nenhuma distância. A boa notícia é que todos esses quadros são reversíveis de forma imediata com o uso de lentes corretivas ou de maneira permanente com as cirurgias a laser.

A enxaqueca é definitivamente uma das doenças mais incômodas para os que sofrem dela. As dores podem ser incapacitantes e surgir com uma frequência muito grande. Para todos os casos, é importante descobrir os gatilhos da crise. Quando a enxaqueca está relacionada a problemas de visão, a solução é procurar um médico oftalmologista para que o tratamento seja ainda mais eficaz e focado na causa, não apenas no sintoma.

Você já teve crises fortes de enxaqueca? Conte nos comentários o que você faz para evitar essa condição.