A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é uma alternativa para lidar com essa doença, que está entre as maiores causas de cegueira na terceira idade. Feita da maneira correta, ela pode trazer importantes benefícios para a saúde e para a qualidade de vida do paciente.
Porém, antes de recorrer a esse tratamento é fundamental conhecê-lo bem. Somente assim você estará preparado para debater as opções com o oftalmologista. Por isso, continue lendo e veja tudo sobre o funcionamento dessa opção.
Como funciona?
A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é feita a laser, de modo que os vasos sanguíneos sejam destruídos por meio da incidência de laser argon.
A aplicação é feita de maneira direta, garantindo que a retina ganhe um aspecto relativamente normal, o que elimina as principais dificuldades de visão.
Esse tratamento também é conhecido como fotocoagulação a laser, mas ele não garante a recuperação da visão já perdida. O que ele faz é melhorar a qualidade de vida e, até certo ponto, impedir a progressão da doença, quando associado a outros tratamentos.
Para quais casos ela é indicada?
Devido ao seu funcionamento, essa cirurgia é indicada apenas para quem sofre com a degeneração macular úmida, ou seja, com vazamento de sangue.
Ela é aplicada nos casos em que o paciente possui novos vasos por baixo da retina, lançando sangue em parte da retina e atrapalhando a visão por gerar manchas.
Além disso, ela tende a ser recomendada para pacientes que possuem um estágio relativamente mais avançado da doença. Em fases iniciais e intermediárias, o acompanhamento e a prevenção são os caminhos mais escolhidos.
Com isso, ele não é indicado para todos os pacientes, de modo que o caso deve ser avaliado de maneira pertinente.cirurgia de degeneração macular relacionada à idade
Quais são os riscos da cirurgia de degeneração macular relacionada à idade?
O maior inconveniente dessa abordagem é que ela pode gerar pequenas cicatrizes na retina. Isso cria pontos cegos permanentes na visão, fazendo com que o paciente enxergue pequenas estruturas pretas na área.
Embora exista um grande esforço para aprimorar o tratamento e reduzir essas cicatrizes, nada de conclusivo foi descoberto. Com isso, tal fato faz com que a cirurgia seja indicada para quem não possui sangramentos na área central do olho.
Outro risco é que o laser pode comprometer partes do tecido saudável, o que exige ainda mais cuidado em relação ao uso do tratamento.
Quais são os benefícios?
Porém, essa cirurgia é especialmente benéfica para os elegíveis porque, em primeiro lugar, melhora a qualidade de vida quase que instantaneamente. As grandes manchas de visão são substituídas e melhoram a qualidade da imagem percebida.
Também é um procedimento rápido e já consagrado, de modo que os riscos são mínimos, desde que sejam observadas as condições para adoção.
Futuramente, é um tratamento que ajuda a diminuir as chances de piora na visão, auxiliando a frear o comprometimento da visão, que tende a acontecer com os anos.
Para aproveitar todos os benefícios, é fundamental contar com profissionais especializados e com um hospital de olhos que tenha toda a estrutura necessária.
A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é uma opção para tratar o problema, desde que sejam observadas as condições. Não deixe de conversar com seu oftalmologista e conheça se essa é uma possibilidade para o seu caso.
Se tiver alguma dúvida sobre a cirurgia de degeneração macular relacionada à idade, não deixe de comentar!
2 respostas
Muito boa à explicação. Sou paciente e para mim ficaram claros os riscos e benefícios. Muito obrigado
estou com degeneração mácula, fiquei sabendo a 15 dias estou bem triste pois tenho só 56 anos,e gostaria de saber o valor da cirurgia