Conteúdo

Cirurgia de degeneração macular relacionada à idade: como funciona?

A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é uma alternativa para lidar com essa doença, que está entre as maiores causas de cegueira na terceira idade. Feita da maneira correta, ela pode trazer importantes benefícios para a saúde e para a qualidade de vida do paciente.

Porém, antes de recorrer a esse tratamento é fundamental conhecê-lo bem. Somente assim você estará preparado para debater as opções com o oftalmologista. Por isso, continue lendo e veja tudo sobre o funcionamento dessa opção.

Como funciona?

A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é feita a laser, de modo que os vasos sanguíneos sejam destruídos por meio da incidência de laser argon.

A aplicação é feita de maneira direta, garantindo que a retina ganhe um aspecto relativamente normal, o que elimina as principais dificuldades de visão.

Esse tratamento também é conhecido como fotocoagulação a laser, mas ele não garante a recuperação da visão já perdida. O que ele faz é melhorar a qualidade de vida e, até certo ponto, impedir a progressão da doença, quando associado a outros tratamentos.

Para quais casos ela é indicada?

Devido ao seu funcionamento, essa cirurgia é indicada apenas para quem sofre com a degeneração macular úmida, ou seja, com vazamento de sangue.

Ela é aplicada nos casos em que o paciente possui novos vasos por baixo da retina, lançando sangue em parte da retina e atrapalhando a visão por gerar manchas.

Além disso, ela tende a ser recomendada para pacientes que possuem um estágio relativamente mais avançado da doença. Em fases iniciais e intermediárias, o acompanhamento e a prevenção são os caminhos mais escolhidos.

Com isso, ele não é indicado para todos os pacientes, de modo que o caso deve ser avaliado de maneira pertinente.cirurgia de degeneração macular relacionada à idade

Quais são os riscos da cirurgia de degeneração macular relacionada à idade?

O maior inconveniente dessa abordagem é que ela pode gerar pequenas cicatrizes na retina. Isso cria pontos cegos permanentes na visão, fazendo com que o paciente enxergue pequenas estruturas pretas na área.

Embora exista um grande esforço para aprimorar o tratamento e reduzir essas cicatrizes, nada de conclusivo foi descoberto. Com isso, tal fato faz com que a cirurgia seja indicada para quem não possui sangramentos na área central do olho.

Outro risco é que o laser pode comprometer partes do tecido saudável, o que exige ainda mais cuidado em relação ao uso do tratamento.

Quais são os benefícios?

Porém, essa cirurgia é especialmente benéfica para os elegíveis porque, em primeiro lugar, melhora a qualidade de vida quase que instantaneamente. As grandes manchas de visão são substituídas e melhoram a qualidade da imagem percebida.

Também é um procedimento rápido e já consagrado, de modo que os riscos são mínimos, desde que sejam observadas as condições para adoção.

Futuramente, é um tratamento que ajuda a diminuir as chances de piora na visão, auxiliando a frear o comprometimento da visão, que tende a acontecer com os anos.

Para aproveitar todos os benefícios, é fundamental contar com profissionais especializados e com um hospital de olhos que tenha toda a estrutura necessária.

A cirurgia de degeneração macular relacionada à idade é uma opção para tratar o problema, desde que sejam observadas as condições. Não deixe de conversar com seu oftalmologista e conheça se essa é uma possibilidade para o seu caso.

Se tiver alguma dúvida sobre a cirurgia de degeneração macular relacionada à idade, não deixe de comentar!

Compartilhar:

12 respostas

  1. estou com degeneração mácula, fiquei sabendo a 15 dias estou bem triste pois tenho só 56 anos,e gostaria de saber o valor da cirurgia

  2. Tive degeneração macular. Ela não deu aviso.Dormi, e quando acordei, notei que o olho direito estava embaçado.Fui ao oftalmologista, e ele me encaminhou para o HC. No HC, entrei em um grupo experimental. Eles estavam experimentando injeção de avastim. Foram aplicadas no meu olho afetado 16 (dezeseis) injeções. O tratamento foi negativo, para todo o grupo que participaram. Isso aconteceu no ano de 2010. Na época eu tinha 60 (sessenta) anos. Hoje estou com 73 (setenta.) anos. Hoje denominaram visão monocular. Não tem nada a ser feito. Só tenho muito medo. de acontecer o mesmo no olho esquerdo, o qual eu enxergo.

  3. Gostaria de saber sobre essa cirurgia da degeneração da mácula
    Como funciona e se pode fazer em qualquer estágio

  4. Eu tive este problema de degeneracao macular , é horrível vou fica com manchas escuras na visão que atrapalham muito a visao ,fiz Laser no BOS em Sorocaba ,estou aguardando outra sessão pois são várias até obter um
    resultado. ,pelo menos estacionou o problema ,

  5. Tenho degeneração macular no olho esquerdo. Andei tomando injeção no olho. Achei horrível! Não existe outra alternativa não ? Tenho 76 anos.

  6. Estou com degeneração macular estou com 59 anos, no meu caso é a seca, comecei agora a tratar com vitaminas específicas, infelizmente eu não dei atenção a uns 10 anos antes, quando fui alertada pelo oftalmo, muito triste agora, estou tendo muita dificuldade para enxergar, que sirva de alerta, se cuidem, é sério isso!

  7. Minha sogra tem 91 ano e possui degeneração macular úmida e gostaria de saber como proceder. Basta marcar uma consulta primeiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta