Conteúdo

Como ler e entender uma receita de óculos?

A receita de óculos pode conter termos técnicos e podem gerar muitas dúvidas. Para ajudar você a entender melhor, separamos algumas dicas importantes.

Após uma consulta ao oftalmologista, é possível que você receba uma receita para o uso de óculos. Nela, encontram-se várias siglas que talvez você não saiba o que significam. Mas não se preocupe, vamos entender juntos a receita de óculos e acabar de vez com as dúvidas.

OD e OS

Os primeiros termos que vamos explicar são OD e OS. Expressões derivadas do latim, elas significam respectivamente “Olho direito” e “Olho esquerdo”. Em latim, “oculus dexter” e “oculus sinister”.

Mesmo o latim sendo um padrão nas receitas, alguns oftalmologistas utilizam abreviações em português. Sendo assim, OD – Olho direito e OE – Olho esquerdo.

Se encontrar um “OU” significa “os dois olhos”. Em latim, “oculus uterque”.

Outros termos

ESF (Esférico) – Nessa parte você irá encontrar o valor do grau da lente. O “esférico” significa que a correção necessária é a mesma em todo o globo ocular.

Se estiver acompanhada do sinal menos (-), significa que você tem miopia. Se tiver o sinal mais (+) ou nenhum sinal, você tem hipermetropia.

CIL (Cilíndrico) – Este é indicado se você possui astigmatismo. Diferente da esférica, neste caso, o olho apresenta um formato irregular. Com isso, sua visão possui diversos pontos focais. Dependendo do grau, sua lente pode ser mais ou menos espessa.

Eixo – A medida do eixo pode variar de 0 até 180º. Essa informação acompanha os dados sobre o astigmatismo. Sendo assim, se na sua receita estiver marcada a parte “cilíndrica”, o eixo também estará.

AD (Adição) – Conhecido como vista cansada, a presbiopia significa que você precisa de graus diferentes para enxergar corretamente. Por isso, na sua receita aparece uma adição, quer dizer que você precisa de lentes multifocais. Essas lentes permitem a visão tanto de perto quanto de longe em um único óculos.

DNP (Distância Naso-Pupilar) – Como o nome sugere, é a distância do nariz em relação a pupila. Essa medida influencia a espessura dos óculos.

É importante lembrar que as receitas de óculos têm validade entre seis meses a um ano. Depois desse período o ideal é retornar ao oftalmologista para conferir como está a saúde dos seus olhos e se prevenir contra doenças mais graves.

Essa dica foi útil? Se você já pegou uma receita de óculos, deve ter percebido quantos termos diferentes existem. Para que não fique mais nenhuma dúvida, compartilhe com outras pessoas.

Compartilhar:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta