Quando um corpo estranho entra na região ocular ou diante de determinadas doenças, a inflamação nos olhos é uma resposta comum do organismo. É o que acontece quando ocorre a conjuntivite, por exemplo, em que a conjuntiva é a principal afetada.
Além de causar um grande incômodo, esse problema é prejudicial para a qualidade de vida e pode até comprometer a visão. Portanto, identificar corretamente o caso é o primeiro passo para buscar a solução.
A seguir, veja como saber se você está com inflamação nos olhos e entenda melhor o problema!
A coceira intensa é um dos principais sintomas
Quando a inflamação se instala, o organismo tenta combatê-la de todas as maneiras. Nesse momento, é comum sentir a urgência de coçar a região dos olhos — aparentemente, sem um motivo definido.
Conforme a inflamação evolui, a coceira fica intensa. A necessidade de levar a mão à área se torna constante e o alívio ocorre de um jeito cada vez mais fraco. No caso, há um indício claro de que provavelmente existe uma inflamação nos olhos.
Os olhos lacrimejando também apontam para o quadro
Como o organismo tenta eliminar o agente causador da inflamação ou mesmo aliviar os sintomas, é comum que a região ocular receba uma produção maior de lágrimas. Essa é uma forma de tentar expelir possíveis causadores da situação e ajudar a lubrificar o olho que fica ressecado.
Além disso, o ato de coçar com intensidade também faz com que as estruturas lacrimejem mais. Dependendo do grau do problema, pode acontecer de o paciente sofrer com lágrimas que vertem ininterruptamente, o que deixa a visão menos clara.
O inchaço é outro sintoma de inflamação nos olhos
Quando há um traumatismo ou mesmo quando a infecção acompanha a inflamação, é comum que os olhos fiquem inchados. Em geral, é a pálpebra superior a que mais sofre com o efeito, mas a inferior também apresenta tal aspecto.
O principal resultado é que enxergar se torna progressivamente difícil, já que as pálpebras caminham para se juntar. Em casos extremos, como em crises alérgicas intensas, o olho pode ficar completamente fechado até que o problema seja resolvido.
A vermelhidão ajuda a completar o quadro
Todos esses sintomas fazem com que a inflamação nos olhos leve a uma mudança na coloração da área. Devido ao atrito causado pela coceira e à própria vascularização da região, é comum que a vermelhidão surja com intensidade.
As estruturas ficam marejadas e, mesmo com a lubrificação, continuam intensamente vermelhas. Novamente, é algo que causa incômodo e que pode até aumentar a sensibilidade à luz.
A ida a um oftalmologista é indispensável para o diagnóstico
Caso qualquer um desses sintomas se manifeste, há chances de haver uma inflamação. Se mais de um ou todos eles se manifestarem, é praticamente certo que o quadro está em desenvolvimento.
Contudo, somente um médico especialista é capaz de diagnosticar, precisamente, se há ou não um aspecto inflamatório. Além disso, é o oftalmologista que diz se a condição é o efeito de uma doença grave. A partir da identificação, ele receitará as medidas adequadas, como o uso de colírios, para aliviar o problema.
A inflamação nos olhos é uma situação que parece inofensiva, mas que exige cuidado. Além de ficar atento a tais sintomas, procure um médico imediatamente. Somente ele poderá dizer como proceder e ajudará a garantir a total saúde da região.
Você tem encarado algum desses sintomas? Use o espaço nos comentários e compartilhe suas experiências.
2 respostas
Minha vista está vermelha e um pouco embaçada. Agora estou com febre. Acredito que deva ser o ácido hialurônico que eu passei.
Sim meu olho apresenta todos os sintomas