Degeneração macular relacionada à idade: como tratar?

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que, como o nome diz, é natural ao envelhecimento. Mas à essa equação também são somados fatores genéticos, hábitos prejudiciais que são levados durante toda a vida (como tabagismo), doenças crônicas ou até a exposição exagerada à radiação solar. Basicamente os sintomas são a visão turva, dificuldade para enxergar em baixa luz, visão distorcida e alguns pontos pretos no campo de visão.

Com esses sintomas, a maioria das pessoas procura ajuda médica. E, em consultório, o oftalmologista pode notar que a mácula está progressivamente se degenerando. Feito o diagnóstico, chega o momento de conversar sobre o tratamento. Pensando nisso, preparamos o post hoje. Veja agora como tratar a degeneração macular.

O que significa o diagnóstico de degeneração macular?

A mácula é uma região da retina responsável pelo processamento dos detalhes. Rostos, objetos próximos e outros pequenos pontos são vistos por esse pedacinho dos olhos. A degeneração é a doença na qual a mácula começa a não exercer sua função perfeitamente. Ela pode ser seca, quando a irrigação de sangue nessa região passa a ser deficitária. Ou pode ser úmida, quando vasos sanguíneos com infiltrações começam a crescer pela retina. Isto posto, vamos seguir para o tratamento nos próximos tópicos.

A cirurgia da degeneração macular

A forma de tratamento mais adequada para combater a degeneração macular é a cirurgia a laser. Basicamente ele é aplicado nos vasos sanguíneos da retina para reverter o quadro e impedir que a doença progrida. Esse não é um tratamento que recupera a saúde por completo e devolve a visão aos pacientes, mas sim traz qualidade de vida de volta.

Esse é um tratamento que funciona apenas para aqueles pacientes diagnosticados com a degeneração macular úmida. Ou seja, para quem tem vazamento de sangue no fundo dos olhos.

Quais são os benefícios e riscos desse tipo de tratamento?

Essa é uma cirurgia super segura e extremamente benéfica para os pacientes diagnosticados com degeneração macular. Quase que imediatamente a qualidade da visão é recuperada. À longo prazo, as chances de a doença voltar são menores.

Por outro lado, os riscos da cirurgia de correção da degeneração macular devem sempre estar claros para que as expectativas sejam razoáveis. É importante que você saiba que ela pode deixar algumas pequenas cicatrizes na retina. Na prática, essas cicatrizes geram pequenos pontos cegos permanentes, o que faz com que o procedimento seja recomendado apenas para as pessoas que não precisam de correções na área central dos olhos. Outro cuidado importante é que o laser não afete as áreas saudáveis da retina.

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que integra o grupo do diagnóstico precoce. Ou seja, quanto mais cedo for descoberta, maiores são as chances de não ter a visão comprometida por esse motivo. É importante lembrar que essa é uma das principais causas da cegueira em idosos, por isso, não brinque em serviço. Ao primeiro sinal de sintomas, procure um médico oftalmologista imediatamente.

Você já sentiu algum desses sintomas ou foi diagnosticado com degeneração macular? Compartilhe a sua experiência nos comentários!