Segundo o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com pelo menos um tipo de problema de visão. Esses problemas surgem em todas as intensidades e pelas mais diversas causas, mas todos compartilham uma mesma questão: eles precisam ter o desenvolvimento controlado.
Isso porque mesmo algo que parece inofensivo pode se transformar em uma questão muito séria para a saúde dos olhos e o melhor é justamente evitar que isso aconteça. Sabendo que isso é possível, veja a seguir como evitar o desenvolvimento de problemas de visão.
Inclua hábitos saudáveis no seu cotidiano
A sua alimentação, o seu peso e seus hábitos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de problemas de visão. Uma alimentação desregulada junto ao sedentarismo aumenta os riscos de obesidade e de diabetes, que podem prejudicar o nervo óptico e acelerar o desenvolvimento de problemas.
Além disso, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso também, causam danos circulatórios e a todo o corpo em geral, o que pode se manifestar diretamente em uma visão com problemas. Para evitá-los, é fundamental garantir que a sua vida tenha o máximo possível de hábitos saudáveis.
Limite a exposição dos olhos a certas fontes de iluminação
Outra questão que tem a chance de acelerar o desenvolvimento desses problemas é a exposição excessiva a determinadas fontes de luz. Ficar muito tempo à frente de dispositivos eletrônicos, por exemplo, geralmente faz com que você não pisque o suficiente. Isso leva ao ressecamento dos olhos e à possibilidade do surgimento de lesões.
Além disso, o sol é outro vilão. Os raios ultravioletas aceleram processos como a degeneração macular, então o ideal é utilizar óculos de sol com bastante proteção, inclusive durante o inverno.
Evite a contaminação dos olhos com corpos estranhos
Não é impossível que um pequeno problema de visão se transforme em uma situação mais grave graças a microrganismos invisíveis a olho nu, mas que causam grandes estragos. Por isso, outra medida consiste em evitar a contaminação dos olhos com corpos estranhos.
Se você usa lentes de contato, higienize-as da maneira correta e nunca durma com elas para evitar problemas. Além disso, evite o contato com poeira e produtos químicos e nunca toque nos olhos com as mãos sujas.
Do contrário, há a chance de desenvolver problemas alérgicos que pioram problemas de visão, tal qual o ceratocone, devido ao ato de coçar os olhos.
Visitar o oftalmologista é ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas de visão
Porém, todas essas medidas são apenas complementares, já que um problema de visão que já esteja em curso necessita de um tratamento adequado. Para que ele ofereça os resultados esperados, é necessário que seja acompanhado por um médico.
Além disso, visitar o oftalmologista também é importante para a realização de exames e identificação precoce de outras condições. Indo, pelo menos, a cada seis meses a um especialista, são grandes as chances de impedir que problemas diversos continuem se desenvolvendo e se agravando. Com isso, é mais fácil manter a saúde dos olhos sempre sob controle.
É totalmente possível evitar o desenvolvimento de problemas de visão, mas para isso é necessário ter hábitos saudáveis, evitar a exposição a certas fontes de luz e também evitar o contato dos olhos com corpos estranhos. De quebra, as consultas ao oftalmologista são totalmente indispensáveis para um acompanhamento seguro.
Quais dessas medidas você já está tomando e quais precisa começar a tomar? Comente e participe.