Gonioscopia binocular: O que é e como é feito o exame?

Ao ir a um oftalmologista, podem ser solicitados diversos tipos de exames. Um deles é a Gonioscopia. Se seu médico fez essa solicitação, não se preocupe, vamos explicar tudo o que você precisa saber.

O que é a Gonioscopia Binocular

Para entender esse exame, primeiro precisamos falar sobre o humor aquoso. Trata-se de um líquido que regula a pressão interna do olho. Ele é composto de água e sais dissolvidos, ajudando na nutrição da córnea e do cristalino.

Agora que entendemos um pouco sobre esse líquido, vamos falar do exame. É realizada uma análise do local que ocorre a drenagem do humor aquoso, conhecida como ângulo da câmara anterior do olho.

Basicamente, se essa drenagem não estiver ocorrendo corretamente, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho podem ser afetados seriamente.

Para que serve o exame

A Gonioscopia é solicitada pelo oftalmologista quando existe a suspeita do paciente ter glaucoma. Além desse diagnóstico, o exame também determina qual o tipo da doença. A partir disso, o médico pode decidir qual o tratamento mais adequado.

Como é feito

O procedimento é simples. Serão aplicados dois colírios – um analgésico e outro gelatinoso. Para o médico ter uma visão de até 360º do ângulo da câmara anterior do olho, são colocadas lentes de aumento em contato com a córnea. Com isso, ele fará a avaliação da íris e da córnea.

O paciente precisa levar um acompanhante, pois o exame pode deixar a vista embaçada por até duas horas depois do procedimento.