Aposto que você já ouviu falar de herpes na região dos lábios. Esse mesmo vírus pode infectar os olhos, provocando sintomas ainda mais desagradáveis e nocivos.
Como contraímos herpes ocular?
O herpes ocular pode ser contraído quando entramos em contato com áreas de secreção da doença, como a saliva ou as bolsas de herpes nos lábios.
Esse contato também pode ser indireto, caso as mãos toquem numa secreção de herpes e transmitam aos olhos.
Precisamos entender que nem sempre o vírus se manifesta imediatamente. Ele pode ficar quietinho no corpo por um bom tempo, até o momento em que algum fator — como a imunidade baixa — favoreça sua ativação.
Por que esse vírus pode ser tão nocivo?
O herpes ocular pode ter “idas e vindas” e se agravar com o tempo. Outro problema é que, muitas vezes, ele demora para ser identificado, podendo levar a danos irreversíveis na visão se tratado indevidamente.
Quais os sintomas de herpes ocular?
Os principais sintomas de herpes ocular são:
- Maior sensibilidade à luz;
- Coceira nos olhos;
- Vermelhidão e irritação;
- Sensação de que há algo na visão;
- Visão embaçada;
- Olho lacrimejando mais do que o normal;
- Bolhas ou úlceras, com bordas avermelhadas e líquidas na pele dos olhos;
- Em casos mais avançados: ferida na córnea, febre e perda de visão.
Como tratar o herpes ocular?
Existem diversos tratamentos para herpes ocular: à base de pomada, através de comprimidos orais ou via colírio. No entanto, a rapidez do diagnóstico e do tratamento são essenciais para um bom resultado.
Por isso, busque um oftalmologista assim que sentir uma anormalidade ou desconforto nos olhos. Medidas caseiras inadequadas podem levar a graves consequências, como a perda de visão.
Também é importante entender que, mesmo quando tratado, o herpes ocular não tem uma cura permanente. Ele pode se manifestar novamente ao longo da vida. Então, devemos nos manter atentos aos sintomas e realizar acompanhamento constante com o oftalmologista.
Em caso de suspeita da doença, agende uma visita com o Grupo HOSP. Nossos especialistas estão prontos para diagnosticar corretamente o herpes ocular e realizar acompanhamentos que evitem a reativação do vírus.
Podemos prevenir o herpes ocular?
Por ser uma infecção provocada por vírus, evitar o contágio é bastante difícil. O que podemos fazer é criar hábitos saudáveis, que diminuam as chances de contração da doença ou evitem seu estágio agravado.
Alguns hábitos recomendáveis:
- Lavar sempre as mãos;
- Manter uma alimentação saudável, para garantir boa imunidade;
- Higienizar bem as lentes de contato;
- Não dividir lápis de olho, rímel ou outros itens de maquiagem;
- Em caso de contato com alguém que tenha herpes, evitar o toque.
Essa dica foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar o agravamento do herpes ocular.
Uma resposta
Oi bom dia. Minha sogra descobriu aos oitenta anos que tem esse vírus oque fazer já q tenho levado ela ao médico passam pomadas mas dali à alguns dias volta denovo a doença.