Conteúdo

Hospital de Olhos de São Paulo explica: como recuperar o nervo óptico atrofiado?

A atrofia do nervo óptico é considerada um caso grave de perda de visão. Muitas vezes irreversível, a doença faz com que o nervo não consiga transmitir sinais luminosos para que o cérebro monte a imagem vista.
Em alguns casos, existe a possibilidade de recuperar esse nervo atrofiado – mas, para entender como isso pode ser feito, vamos começar explicando alguns tópicos.

Para que serve o nervo óptico?

Ele é uma das peças chave para a visão. Basicamente, sua função é conectar o cérebro com nossos olhos – para que os impulsos nervosos sejam enviados da retina até o córtex. Ele faz parte do sistema nervoso sensorial, ou seja, depois de receber estímulos de luzes projetadas em objetos, o nervo óptico processa essas informações. Por conta disso, ele é essencial.

O que é escavação do nervo óptico?

No nervo óptico existe uma área que não possui fibras nervosas, também conhecida como mancha cega. Nele, existe uma escavação com um tamanho considerado normal: se o nervo óptico ficar com pouca nutrição (por meio dos vasos sanguíneos), existe uma tendência de formar um aumento dessa escavação – uma morte progressiva do nervo.

O que faz a pressão do olho subir?

Quando existe um desequilíbrio entre a produção e eliminação de líquido dentro do olho, temos o aumento da pressão intraocular. Suas causas estão relacionadas com:

  • Histórico familiar de glaucoma
  • Obstrução do sistema de drenagem do olho
  • Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona
  • Trauma no olho ocasionado por pancadas, sangramento, tumor ocular ou inflamação
  • Realização de cirurgia nos olhos, principalmente o procedimento para o tratamento de catarata.

Sintomas da lesão do nervo óptico

Em alguns casos, quando existe uma elevação da pressão intraocular, os sintomas não são tão claros – e é preciso realizar exames oftalmológicos. Porém, existem sinais que podem indicar alguma alteração. São eles:

  • Redução da visão periférica
  • Dor intensa nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão nos olhos
  • Dificuldades para enxergar
  • Náusea e vômito
  • Aumento de tamanho das pupilas
  • Visão turva e embaçada

Para auxiliar na recuperação do nervo óptico atrofiado é recomendado fazer alguns exercícios como: expor os olhos a diferentes tipos de luminosidade, fortalecendo a musculatura da pupila, incentivar a visão de longe e perto, tornando a lente do cristalino mais flexível ou mesmo massageando ao redor dos olhos para obter um maior fluxo sanguíneo. Mas lembre-se que é essencial buscar a ajuda de um médico oftalmologista. Ele irá solicitar exames e indicar qual tratamento seguir.

Compartilhar:

30 respostas

  1. Bom dia !
    Meu irmão tem atrofia no nervo óptico há mais de 10 anos,perdeu totalmente a visão.
    Gostaria de saber se tem alguns programa p inscreve- lo como voluntários p testes.
    Não temos condições de pagar ,mas tenho muita esperança de um dia ele poder votar a recuperar um pouco da visão.
    Obrigada

    1. Oii tudo bem eu tenho um filho ele 10 anos e tem o mesmo problema do seu irmão e tem tratamento fora do Brasil

      1. Poderia dar mais informações? Tenho uma filha de 4 anos que teve atrofia devido a um tumor cerebral e perdeu a visao

    2. Oi, meu pai também se encontra na mesma situação, os médicos dizem não ter solução mais eu tenho muita fé que ele ainda vai voltar a enxergar, você conseguiu algum tratamento? Pode me passar alguma informação? Muito obrigado!

  2. Ola meu nome é Wellington e moro em Jaú sp tenho 39 e tenho atrofia do nervo óptico e não sei oq fazer vcs podem me ajudar

  3. Boa noite
    Minha filha teve trombose cerebral e ficou com a visão escura, o oftalmologista falou que teve atrofia do nervo ótico, gostaria de saber se tem algum tratamento para recuperar a visão dela.
    Aguardo resposta

  4. Meu esposo também teve atrofia do nervo ótico. Perdeu a visão.elee diz q consegui ver um ponto no meio do olho que é claro.pode me ajuda com uma orientação pra cuidar desse problema.obrigada

  5. Olá, fazem 12 anos que perdi minha visão direita por atrofiamento óptico, nem sei até hj o que aconteceu. Nunca tive um diagnóstico preciso. Gostaria de saber se tem tratamento para voltar a enxergar. Msm sendo desenganada pela medicina ainda tenho esperança de voltar a enxergar

    1. Bom dia minha filha tem tres anos de idade, e ela tem o nervo optico atrofiado.
      Gostaria de saber se tem cirurgia ou tratamento. Uma possivel consulta

  6. Bom dia, e possivel a cura ,tratamento do nervo otico que secou, cego há 20 anos.
    Tem 86 anos o senhor
    Sou cuidadora dele, e gostaria de ajuda lo buscando informações

    Grata

  7. Meu pai está a 1 ano sem enxergar, ele tem diante é teve o nervo óptico atraviado gostaria saber se ah alguma solução para ele voltar a enxergar

  8. Me chamo Carlos ah 4 anos fui diagnosticado com atrofia neuro ocular nos 2 olhos faço acompanhamento em Marília SP lá me disseram que não a o que ser feito aí no hospital dos olhos de São Paulo vocês poderiam fazer algo pra me ajudar

  9. Olá meu nome é Angélica eu tenho um filho de 10 anos izaqui ele nao enxerga fez exames e deu que o nervo octico não foi desenvolvido queria muito da ajuda para fazer tratamento para ele enxerga.

  10. Oi meu irmão ficou cego em um acidente. O filho Dele tinha um mês,ele disse que o único desejo dele era pode ver o rosto do filho mais uma vez antes de morre, o filho dele hoje tem 17 anos ele não voltou a exega.

  11. Tenho 72 anos e sou diabético, embora de um ano para cá, tenha conseguido estabilizar a taxa de glicose em 80. Tenho glaucoma nos dois olhos, já tendo por duas vezes operado o olho direito. Estou com 90% escavação em ambos os nervos e pressão em torno de 10 e 12. Pequena perda de visão periférica e uso o ulos para perto. Há como recuperar as lesões?

  12. Tem tratamento para o nervo óptico?
    O meu sogro perdeu a visão. Dizem que estão com estudo com celula tronco.

  13. Como nos casos das pessoas aqui , meu pai perdeu totalmente a visão por atrofiamento do nervo óptico, existe algum tratamento, esperança???

  14. Tenho 45 anos tive um sisto de líquido na cabeça afetou o nervo óptico ele enrijeceu não totalmente em um dos olhos operei coloquei uma válvula inter craniana ate o abdomem mais não recuperei a visão tenho percepção do quadrado ao passar na porta podem me ajudar? Isso aconteceu há 22 anos

  15. Oi meu nome é Regina tem o atrofia do nervo óptico faz 17 anos causada por meningite faz alguns anos que não faço mais acompanhamento médico quando fiz uma consulta não tinha ainda o que fazer estavam fazendo estudos enfim queria saber se há algum tratamento que possa fazer com que eu volte a enxergar é o meu sonho por favor espero respostas

  16. Boa tarde, minha irmã teve descolamento da retina teve que fazer duas cirurgias. Na segunda cirurgia colocou óleo de silicone, como teve catarata os oftalmologista não viram a lesão no nervo óptico,só depois que tirou o óleo que viram.Porem se ela tampar o outro olho vê vultos, há algum procedimento a ser feito para recuperar a visão?

  17. Minha bebê tem 2 aninhos e foi diagnosticada com atrofia do Nervo óptico pelo oftalmologista, ele nos encaminhou para tratamento em Fortaleza (pois moramos no interior). Estamos sendo acompanhados no Instituto Caviver, o tratamento específico dela não é gratuito. Mas cremos que ela vai se recuperar, pois ela tem visão (não é 100%). O caso da minha filha foi apenas o olhinho que não se formou completo na gestação. Estamos fazendo o tratamento em casa com protetor no olhinho que é 100% e estimulando o olhinho com atrofia pra não perder a visão.

  18. Meu Sobrinho teve um acidente e deu traumatismo craniano e quando recuperou perdeu a visão, vai fazer 10 anos que ele teve esse acidente, hoje está com 25 anos, tem algum lugar no mundo que podemos buscar um tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta