É comum que algumas épocas do ano, principalmente nas mudanças de estações, causem irritação no olho, deixando-os avermelhados, ressecados, lacrimejando ou coçando. A irritação no olho pode também ser causa de cansaço ou fadiga ocular ou até mesmo uma alergia, conjuntivite ou outra doença. Em todos os esses casos, a consulta com um médico oftalmologista pode ser fundamental para o correto diagnóstico e tratamento.
Entretanto, se você está com irritação no olho e não tem sinal de nenhuma infecção, veja essas dicas de como aliviar os sintomas.
1. Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d’água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.
Outra forma de você lavar seus olhos é durante o banho, no chuveiro. Incline sua cabeça para trás e deixe a água cair sobre a testa e escorrer para os olhos. Mas, atenção! Cuidado com a temperatura da água para não machucar seus olhos.
2. Faça uma compressa fria e úmida sobre o olho
Se você estiver com irritação no olho, tente colocar uma compressa fria sobre eles. Pegue uma toalha de rosto macia, mergulhe-a na água fria e torça. Feche os olhos, incline a cabeça e coloque a compressa nos seus olhos. Tente ficar com a compressa por uns 20 minutos para aliviar a irritação. Você pode repetir esse procedimento sempre que for necessário para evitar coçar os olhos.
3. Reduza as causas da irritação no olho por fadiga
Muitas vezes a irritação no olho pode ser causada por fadiga ocular, que pode causar coceira, visão embaçada, olhos lacrimejantes ou sensibilidade à luz forte. Fique atento para a evolução desses sintomas, principalmente se você ficar com a vista embaçada após manter os olhos fixos em algo por um período de tempo. Procure um oftalmologista para diagnosticar a causa e realizar o melhor tratamento possível.
Se a irritação no olho for por cansaço das vistas, tente reduzir o tempo que você fica concentrado em algo fixo, como por exemplo, ficar concentrando e lendo por muito tempo, dirigindo longas horas, ou trabalhando o dia inteiro na frente do computador. Além de reduzir o período de tempo de alguma atividade contínua, tente fazer suas tarefas e trabalhos em ambientes iluminados para não forçar tanto a visão.
Outra dica importante para evitar a irritação no olho por fadiga das vistas é manter a distância adequada dos aparelhos eletrônicos. Ao trabalhar em um computador, mantenha distância de pelo menos 60 cm da tela e o olhar direcionado um pouco abaixo da linha do horizonte. Ao ver televisão, quanto maior a tela, maior a distância do aparelho para evitar o cansaço da vista. Dê uma atenção especial para o celular, que tornou-se o aparelho eletrônico mais frequente no cotidiano das pessoas. Ajuste o brilho da tela, tamanho da fonte dos aplicativos do aparelho e mantenha uma distância de aproximadamente 30 cm das suas vistas.
Com essas dicas úteis e fáceis de seguir no seu cotidiano, você consegue reduzir a irritação no olho. Mas, lembre-se que se os sintomas persistirem ou você perceber que a irritação no olho pode ser uma conjuntivite a visita ao oftalmologista é fundamental.
Essas dicas para aliviar a irritação no olho foram úteis? Conhece mais alguma? Compartilhe conosco, deixe seu comentário aqui abaixo.