Conteúdo

Ler no carro ou ônibus: por que você sente dor de cabeça?

Nada melhor para passar o tempo que ler um livro ou uma revista, não é mesmo? Se você estiver preso no trânsito fica ainda melhor. É como se fossemos transportados para outro lugar no mundo e todo aquele caos fica para trás. Mas não é todo mundo que se beneficia desse hábito. Isso porque muitos podem sentir tonturas e até mesmo dores de cabeça. Você já passou por isso?

Para esclarecer exatamente por que essas coisas acontecem, preparamos um conteúdo completo. Entenda agora por que ler no carro ou ônibus pode provocar alguns incômodos.

Como o cérebro interpreta a leitura em movimento

Antes de explicar o porquê ler no carro ou ônibus pode causar dores de cabeça, é importante entender como o cérebro interpreta essa leitura. O que acontece são duas interpretações concomitantes. Por um lado, o livro está parado com relação aos seus olhos. Ou seja, eles enxergam normalmente as páginas e letras nele.

Mas por outro lado, o seu corpo está em movimento com relação à rua. E, por mais que os seus olhos estejam fixos no livro, a visão periférica percebe o movimento do carro. E não apenas isso, o próprio trepidar do veículo envia essa mensagem para o seu cérebro.

Então não é nenhuma surpresa que a união desses estímulos diferentes pode deixar o seu cérebro um pouco confuso. Ele tenta absorver todas essas informações ao mesmo tempo e decidir se você está parado ou não.ler no carro ou ônibus

Ler no carro ou ônibus pode causar dor de cabeça e tontura

Com toda essa explicação na mesa fica simples entender por que ler no carro ou ônibus provoca alguns incômodos. É basicamente o conflito do seu cérebro tentando entender o que exatamente está acontecendo. Existem aquelas pessoas que sentem tonturas e até mesmo enjoo quando leem em movimento. O mesmo raciocínio vale para as dores de cabeça. Ou seja, o cérebro e os olhos se esforçam tanto para manter a concentração que você acaba sentindo as consequências desse trabalho.

Como conseguir ler sem sentir dor de cabeça

O segredo para ler no carro ou ônibus sem sentir dores de cabeça é simples. Partindo do princípio que a dor não é imediata, ou seja, ela só acontecerá depois de um tempo, basta fazer pequenos intervalos. Isto é, depois de ler algumas páginas, tire os olhos do livro e foque em algum outro ponto.

Outro ponto muito importante é a iluminação. Afinal de contas, mesmo quando em uma sala, ler no escuro pode causar dores de cabeça. Por fim, tente não ler muito rápido. Imagine a quantidade de informações que o seu cérebro já está absorvendo e tenha um pouco de calma ao ler. Faça isso um pouco mais lentamente que você está acostumado.

Ler no carro ou ônibus não precisa provocar dores de cabeça, tontura ou enjoos. É possível fazer isso com alguns pequenos cuidados. Acima de tudo, é importante que a leitura seja um hábito e de forma alguma fazê-lo em um veículo em movimento irá prejudicar a sua visão.

Você costuma ler no carro ou ônibus? Conte nos comentários quais são os seus livros preferidos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta