Conteúdo

O que significa pressão intraocular elevada e por que controlá-la

A pressão intraocular (PIO) é uma medida utilizada para analisar a tensão nos olhos. Ela está diretamente relacionada à capacidade de circulação do humor aquoso, um líquido produzido e eliminado nas câmaras anterior (área entre a córnea e a íris) e posterior (área entre a íris e o cristalino).

O humor aquoso, formado por água e sais dissolvidos, é muito importante para manter a temperatura interna do olho, além de nutrir a córnea. Quando esse líquido, por algum motivo, não escoa e fica represado, a pressão intraocular aumenta e pode causar a morte das células sensoriais — esse quadro é conhecido como glaucoma.

Sintomas da pressão intraocular elevada

Nem sempre a elevação da pressão intraocular se manifesta por meio de sintomas, sendo que às vezes é preciso realizar exame oftalmológico para verificá-la. Porém, existem alguns sinais que podem indicar alterações na PIO, tais como:

  • Redução da visão periférica
  • Dor intensa nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão nos olhos
  • Dificuldades para enxergar
  • Náusea e vômito
  • Aumento de tamanho das pupilas
  • Visão turva e embaçada

Lembre-se de que é fundamental consultar regularmente o seu oftalmologista para realizar testes de rotina e evitar o desenvolvimento de doenças.

O que costuma elevar a pressão intraocular

Como vimos no início do post, a elevação da pressão intraocular ocorre quando o humor aquoso fica acumulado dentro do olho. Mas, afinal, o que leva a esse desequilíbrio entre a produção e eliminação do líquido? As principais causas estão relacionadas a fatores como:

  • Produção de líquido ocular em excesso
  • Histórico familiar de glaucoma
  • Obstrução do sistema de drenagem do olho
  • Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona
  • Trauma no olho ocasionado por pancadas, sangramento, tumor ocular ou inflamação
  • Realização de cirurgia nos olhos, principalmente o procedimento para o tratamento de catarata

Os riscos da pressão intraocular elevada

A pressão alta nos olhos, uma característica do glaucoma e da esclerite, causa a danificação do nervo óptico e compromete a visão. Essa doença pode acometer adultos, idosos e crianças, mesmo sem manifestar sintomas, e até levar à cegueira. Por isso, é imprescindível consultar o oftalmologista e realizar exames preventivos.

Como manter a pressão intraocular controlada

Embora não exista cura para o glaucoma, é possível controlar a pressão intraocular por meio do uso de colírios e remédios. Dependendo do caso de alteração na PIO, talvez seja necessário o tratamento com laser ou cirurgia. No entanto, alguns hábitos, como seguir uma dieta balanceada, reduzir os níveis de estresse, moderar o consumo de álcool e consultar o oftalmologista periodicamente, ajudam a monitorar a pressão dos olhos.

Agora que você já sabe o que significa pressão intraocular elevada e qual a importância de atentar-se a esse diagnóstico, que tal dividir essas informações com seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhar:

22 respostas

  1. Desde dos meus 5anos uso óculos tenho 17 miopia e 3 artigmatismo qual a possibilidade de também ter glaucoma?

    1. Oi, bom dia, não sou especialista, mas tenho hipertensão ocular e acredite em mim, se tivesse o oftalmologista te falaria, tenho ciência de que tenho desde meus 6 ou 7 anos que comecei a usar oculos e fazer uso do colirio

    1. Tive uma infecção nos olhos, o colirio resolveu, porém continua avermelhado, e como estivesse ressecado.É sinal de pressão alta?

  2. Fiz exames com oftalmologista e minha pressão ocular tava muito alta, estou em tratamento com esse medicamento e tive resultados positivo…

    1. @QRA Mestry Badahra
      Responde a Raquel.
      A pressão aqui em pauta,
      É a PRESSÃO OCULAR.
      Que é verificada pelo OFTALMOLOGISTA.
      Nos OLHOS👀👁️ da pessoa.
      INFELISMENTE, O Ministério da Saúde, Não promove Um Alerta, a todos, Pela TV etc.entao, Como o problema é silencioso, 🙈 E acontece de Repente. A pessoa PERDE A VISAO.😭😡😓

    2. Pressão ocular alta não é glaucoma, pode evoluir pro glaucoma, mas demora meses e tem tratamento pra manter a pressão “normal” com colirios e remedios, mas sinceramente tem muitos sintomas pra ignorar, ansia de vomito, dor intensa de cabeça e atrás dos olhos. Só não da pra perceber se for assintomatica

  3. Sinto como se meus olhos fossem pular pra fora. Isto e a pressão ocular ? O que pode ser isto ?

  4. @QRA Mestry Badahra
    Sou portador de GLAUCOMA
    A mais de 30 Anos.
    E postei uma resposta POSITIVA, Coadjuvante ,desta página
    Porém, Não foi permitida, Daí
    Apaguei

  5. @QRA Mestry Badahra
    Portador de GLAUCOMA
    Sempre a serviço das informações positivas.
    Devido não acontecer um alerta Continuo sobre está patologia sem Cura, que
    CEGA MESMO!
    E ser confundido pelo povo
    A pressão ocular, Com verificar a Pressão Arterial
    Muita gente, é vítima deste grave problema

  6. Recentemente acordei com olho direito bem vermelho, muita dor…consultei uma oftalmologista excelente e através de exames o diagnóstico foi pressão intraocular 33 , correndo grave risco da terrível CLAUCOMA , já comecei tratamento com 3 tipos de colirios estou confiante que se Deus quiser o problema será contornado.
    Sorte a todos que convive com este problema..

  7. OI, EU TENHO PRESSÃO ALTA OCULAR. DEU NEGATIVO P GLAUCOMA. USO 1 COLIRIO 2 VEZES DIA. ESTOU BEM GRAÇAS DEUS. FUI VARIS VEZES OCOLISTAS DIFERENTES. 4 OFITALMO NÃO MEDIRARAM PRESSÃO MEUS OLHOS. 5 OFITALMO MEDIO . PRESSAO 24 . SINTO MT TRISTE PQ ALGUNS OFITALMO. NÃO MEDEM PRESSÃO OCULAR….

  8. Travoprosta também é um ótimo colírio, faço tratamento a 4 meses juntamente com o maleato de timolol conseguir reduzir minha pressão intra ocular mas acreditem somente o oftalmologista é capaz de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto por isso a importância de fazer a consulta regulamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta