O pterígio é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho e se origina da concentração vascularizada da membrana transparente que recobre a região chamada de conjuntiva – se estendendo de forma triangular em direção à córnea. Existem três tipos de classificações do pterígio:
Tipo 1 – A carninha fica um pouco avançado na córnea com menos de 2mm e possui um corpo bem definido
Tipo 2 – Com 2 a 4 mm, se encontra sobre a córnea podendo induzir ao astigmatismo e redução da visão.
Tipo 3 – Fica a mais de 4mm sobre a córnea, por isso acaba entrando na zona ótica e reduzindo a visão.
Os principais sintomas são: olho vermelho, fotofobia, irritação, ardência e queimação. Muitos pacientes acabam procurando ajuda por questões estéticas e então descobrem a doença – que não é contagiosa.
Como curar pterígio naturalmente?
O tratamento natural que costuma ser recomendado consiste na lubrificação para reduzir a irritação nos olhos, proteção constante contra poeira, vento e sol. Nos casos de inflamação pode ser recomendado algum colírio anti-inflamatório.
Cirurgia de pterígio a laser
Quando o pterígio avança de forma prejudicial à visão – ou quando, mesmo com todos os tratamentos clínicos, os sintomas persistem e quando a lesão prejudica o uso das lentes de contato – a cirurgia é recomendada. Infelizmente, os pterígios podem, sim, recorrer mesmo após a cirurgia. O ideal é buscar sempre o acompanhamento de um profissional especializado para entender sobre os melhores tratamentos.
Uma resposta
Eu sou idosa 67 anos sofro com hpterigio preciso saber de um colírio antiinflamatório para tratamento natural