Um dos grandes problemas do astigmatismo é que ele traz dificuldades para o cotidiano e para a qualidade de vida. Sendo difícil enxergar de perto e de longe, é natural que as pessoas busquem solução para esse problema.
Embora as lentes corretivas ajudem a melhorar a visão, somente um procedimento cirúrgico pode corrigir o quadro. Porém, nem todo mundo pode realizá-lo, já que diversas condições colocam o seu resultado em risco.
Para saber se você se encaixa na possibilidade de fazer a intervenção cirúrgica, entenda quais são os pré-requisitos para cirurgia de astigmatismo.
A estabilidade quanto à progressão do grau é fundamental para melhores resultados
O astigmatismo tem a ver com a curvatura da córnea e, portanto, não é influenciado por hábitos como ler no escuro ou usar lentes corretivas em “excesso”. Sendo assim, trata-se de um quadro que pode progredir ou estabilizar, dependendo de cada indivíduo.
Para evitar que a cirurgia não seja efetiva, é necessário que o grau de astigmatismo se mantenha estabilizado por, no mínimo, um ano. Pequenas flutuações são permitidas, mas, no geral, é preciso que a progressão não continue a acontecer.
É por isso, inclusive, que para fazer a cirurgia é necessário ter mais de 21 anos, já que antes disso o desenvolvimento corporal pode levar a mudanças abruptas da condição.
A saúde da visão é um dos pré-requisitos para cirurgia de astigmatismo
Também é importante notar que o astigmatismo não é uma doença. Trata-se de um defeito refrativo, mas que não leva à perda de visão, por exemplo. Tanto o uso de lentes quanto a realização da cirurgia têm o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida.
Sabendo disso, um dos pré-requisitos para cirurgia de astigmatismo é que os olhos estejam totalmente saudáveis. O ceratocone, por exemplo, causa astigmatismo irregular, mas sua existência torna o paciente inelegível para a intervenção.
Quem tem a córnea muito fina, possui glaucoma ou mesmo presbiopia, dentre outras condições, também não pode realizar a intervenção.
As condições de saúde também precisam estar em dia
Porém, não são apenas os olhos que precisam estar saudáveis. A sua saúde deve estar em dia para evitar, principalmente, dificuldades no pós-operatório.
Quem sofre com hipertensão, por exemplo, pode ter problemas durante o procedimento, além de sofrer com maiores riscos de doenças crônicas na visão. Além disso, diabéticos e pessoas com desregulagem de hormônios podem encarar dificuldades de cicatrização.
Grávidas, por sua vez, mesmo que estejam saudáveis devem evitar o processo. Com a variação de hormônios, a cicatrização pode ser prejudicada. Como não se trata de um procedimento de urgência, é possível esperar o pós-parto.
O acompanhamento por um médico é totalmente indispensável
Mesmo que você cumpra todos os pré-requisitos para cirurgia de astigmatismo, ela só deve ser realizada com a indicação e com o acompanhamento de um médico. Ainda que seja segura, há alguns riscos que não devem ser corridos a menos que o caso realmente exija.
Por isso, visite regularmente um oftalmologista, faça exames de rotina e debata sobre essa possibilidade. Somente com o encaminhamento do profissional é que você poderá se submeter a esse processo.
Os pré-requisitos para cirurgia de astigmatismo ajudam a garantir a segurança e qualidade de visão e devem ser levados a sério. Por isso, não abra mão de conversar com seu médico para verificar se, de fato, você é elegível para o procedimento.
Essas informações foram úteis para você? Conte nos comentários e participe!