Conteúdo

Quais são os 4 principais sintomas do glaucoma?

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Ele é caracterizado por uma dificuldade de drenagem do líquido que preenche a córnea, conhecido como humor vítreo. Como consequência, há um aumento da pressão intraocular, levando a um pressionamento do nervo óptico. Após algum tempo sem o devido tratamento, o nervo pode perder a sua função, levando à cegueira.

No caso crônico, que se desenvolve lentamente, ele é assintomático, a princípio. Os primeiros efeitos só aparecem quando a doença já está desenvolvida e exigindo ainda mais atenção. O agudo, por outro lado, se manifesta rapidamente e requer ajuda médica rápida para prevenir lesões maiores.

Embora o melhor jeito de reconhecer o problema seja indo ao oftalmologista com frequência, confira quais são os 4 principais sintomas do glaucoma e saiba identificar a condição.

1. As dores nos olhos e na cabeça estão entre os principais sintomas do glaucoma

No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.

Pacientes crônicos mais avançados também podem ter esse efeito, mas, nesse caso, a intensidade é menor, pois se trata de algo progressivo.

Se a dor for bastante intensa, há indícios de condição aguda, o que leva à necessidade de atenção médica urgente.

2. Os contornos nos objetos também são muito comuns

Outro entre os principais sintomas do glaucoma é o surgimento de contornos nos objetos. Eles são chamados de “halos” e foram uma espécie de “aura” brilhante que, na realidade, não existe naquele determinado elemento.

Ele é mais comum durante o dia, já que o reflexo da luz nos elementos causa esse efeito. A princípio, entretanto, os contornos podem ser bem pequenos e quase imperceptíveis, como se fossem parte dos objetos.principais sintomas do glaucoma

Conforme há a progressão da condição, aumenta o reflexo ao redor dos objetos, de modo a dificultar, inclusive, atividades rotineiras.

3. A diminuição do campo de visão é mais um sintoma

A perda de visão causada por essa doença se deve aos danos causados pela pressão em cima do nervo óptico. Esse quadro, no caso do de ângulo aberto, leva a uma perda progressiva da visão e, principalmente, do campo visual.

Ou seja, conforme a doença progride, a visão vai se “afunilando”, de modo que é cada vez mais difícil enxergar o que está ao redor de um ponto central. Porém, é um sintoma que aparece quando já há um grande comprometimento da visão. Além disso, a perda de visão experimentada já não é reversível.

4. A sensibilidade excessiva à luz não deve ser desconsiderada

A fotofobia corresponde à sensibilidade à luz, dando uma sensação de estranheza e incômoda nos olhos. Em certos casos, ela é perfeitamente normal e, em outros, é sintoma para muitas condições oculares.

No glaucoma, entretanto, ela aparece de maneira pronunciada. A sensibilidade é considerada excessiva e pode haver, até mesmo, aversão do paciente em relação ao contato com a luz direta ou intensa.

Esse sintoma, por si só, não serve para caracterizar a condição, mas ajuda a dar pistas do que está acontecendo com o organismo.

Ao reconhecer os principais sintomas do glaucoma, é possível se atentar aos sinais que essa condição dá. Porém, o jeito mais seguro é procurar um oftalmologista e fazer exames regulares para garantir que tudo está como deveria.

Você está encarando algum desses principais sintomas do glaucoma? Conte nos comentários e participe.

Compartilhar:

26 respostas

  1. Olá.
    Me chamo Silvio.
    De repente passei a sentir dor nos olhos, ao mesmo tempo, vejo as coisa com uma certa luz brilhante…sou diabético, não sei se tem alguma coisa relacionada a essa condição.

    1. Olá Sílvio, não sou oftalmologista mas sei que o que vc relatou são sintomas. Procure um oftalmo o quanto antes, não deixe para depois. Passar bem e cuide-se.

    2. Olá, sou Neilson.
      Fiz um exame de vista recentemente e deu todos os parâmetros dentro da normalidade (pressão, campo de visão…)
      Mas, fui chamado a atenção devido há uma “escavação” onde indica possibilidade de glaucoma e o médico teve que me encaminhar para um especialista para um detalhamento maior pois, não há nada de errado (exceto) essa “deformação”.

    3. Há correlação positiva entre diabetes e glaucoma. O primeiro predispõe o paciente à segunda.

      1. Olá eu esta tudo ok e um dia me senti uma forte dor nos olhos e derepente comecei sentir enjoo e um dor de cabeça forte comecei a vomitar foi ao médico mas não resolveu fui ao hofotamololista aí me encaminhou ao médico da visao

      1. Infelizmente descobri que estou com glaucoma e que meus olhos estão muito comprometido. Tenho dificuldades com a visão periférica sinto muita dor de cabeça e nos olhos. Estava usando colirios, por esses dias fui no oftalmologista e ele percebeu que a pressão ocular continua alta

        1. Bom dia Suely estou passando pelo mesmo caso percebi que não estava vendo as coisas ao arredores do meu olho direito
          Procurei um oftalmologista e descobri que estou com glaucoma avançado, estava usando colirio, agora estou nos remédios oral , pois a pressão do olho não abaixa .
          Os remédios me dão vários efeitos colaterais é orrivvel ..
          Os médicos disseram que é irreversível

  2. Minha mae, 92 anosco. Glaucoma há varios anos..
    De uns 10 meses pra ca, por volta das 17 horas quase todos os dias, sente a vista escurecer e tem que deitar, sente a cabeca confusa, batimentos cardiacos desconexos e temperstura abaixa.. ja foi ao oftalmo, neuro, cardiologista, e nao descobrimos a csuss desse sintom. Será o glaucoma? Tem perdido muito mais a visao..

  3. Estou com dor no olho esquerdo, embasamento,olho vermelho , lacrimejando com infecção e leve dor de cabeça

  4. Sempre tive foto fobia porque tenho olhos azuis muito claros, agora estou com miopia e estigmatismo e começando a catarata,mas tenho uma dor pequena no canto do olho do lado de fora,o oftalmologista disse que é também olho seco, mas não consigo usar colirio porque parece que incomoda

  5. Tenho graucoma muito forte já fiz cirurgia e uma tudo até aí derrepente começou o outro lado já fiz vários leij mas sofro muito sempre ataca a pressão uso colírio mas as vezes não ressolve

  6. To com uma dor muito forte no olho direito alem de a sensação q meu olho ta quente alem da pressão na cabeça so do lado doreito

  7. Sou a Clara fiz uma cirurgia de catarata dos dois olhos e dormindo apertei no travesseiro acordei c dores e uma risca preta ao redor do olho voltando ao médico a resposta q tive q era normal mas sinto dores e risca preta continua recebe alta quero procurar urgente outro especialista

  8. Sinto dor forte no canto do olho e bem lá dentro aonde ponho gelo e parece que tem um termômetro se desligando sinto até estalar e a água que escorre sai fervendo dor no alto da cabeça TB muiito forte dificuldade para enxergar mesmo com óculos uma dor insuportável que tenho que colocar batata congelada e ela fica toda preta e qdo acordo fica cheio de remela depois da opção acima feita …da um certo alívio…mas já usando os óculos ou dormindo já acordo com essa abençoada dor forte aucinéia

  9. Boa noite ,

    Tenho ataxia e pelo que li el tbm causa Glaucoma e estou com dificuldade de ficar com olhos abertos no sol , além de luzes por exemplo dirigir a noite já é uma coisa que estou evitando

  10. Eu sinto dor no olho esquerdo e também sinto dores forte que dá vontade de vomitar,teve um dia que minha visão ficou embaçada.

  11. Olá, meu caso começou desta forma e logo apareceram os halos em volta das lâmpadas dos postes e faróis de outros carros. Era Glaucoma de angulo aberto (quadro agudo). Mas só fui descobrir quando se tornou agudo e minha pressão no olho esquerdo atingiu 38 e travou, me deixando sem enxergar nada, a não ser vultos de clarões brancos. O médico que me atendeu receitou 02 comprimidos de uma vez no dia e pingar um colírio próprio para redução da pupila, juntamente com o colírio anti-inflamatório corticoide e outros para baixar a pressão altíssima. No dia seguinte, felizmente a pressão baixou (sai da crise aguda) e ele pode fazer a iridotomia a laser. Lembro que antes, passei 10 dias com a pressão do olho esquerdo em 38 travada e sem enxergar, em minha cidade, hoje mudei de médico e a atual médica descobriu a síndrome do platô em íris, outra condição rara que tratei também a laser. Atualmente estou acompanhando, mas graças a Deus não tive danos maiores na visão que retornou logo assim que conclui os tratamentos, salvo para perto que nem usava óculos e agora uso 1,75º graus, e longe 0 no OE e 0,25º no OD. (1º – tratamento foi no Instituto Penido Burnier – Campinas – SP), atualmente estou tratando no (IBOL RJ) e estou muito satisfeito. Estimo sua melhora! Procure um oftalmologista especialista em glaucoma com a máxima urgente! Desculpe pelo texto longowW.

  12. Meu filho só tem 4 anos,nasceu com glaucoma congênito e catarata congênita,usa colírios e já fez 3 cirurgia,e agora já tem 3 dias qui ele se queixa de muita dor de cabeça e dor nos olhos,
    Levei ontem a emergência botarão colírio e derao remédio,disero qui está muito alta a pressão do olho dele,agora está em casa.mai contínua com muita dor, não sei mais oq fazer

  13. Boa tarde!

    Alguém se me informar qual a pressão normarl acular?
    A minha estava 23 quero saber se está alta?

    Obrigada

  14. Boa tarde,fiz um oct pra ver se tinha glaucoma ,mas os oftalmologista que fui nenhum me deu resposta,se alguém souber desifrar esse exame pelo amo de Deus me ajuda ,estou desesperada.Tenho catarata nos dois olhos mas ainda estão pequenos.

  15. Tenho forte agulhada na cabeça,e tenho glaucoma (pergunto pode ser do glaucoma?)

  16. Eu acordo com o olho que parece que não cabe no lugar dele . Será que é sintomas de glacoma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta