Conteúdo

Qual doença causa remela nos olhos em excesso?

A remela é um componente muito comum dos olhos, especialmente após acordar. Como os olhos ficam fechados nesse período, há uma queda na atividade, mas o muco ainda é produzido. Com o ressecamento do elemento, há a formação da remela.

O funcionamento excessivo, entretanto, demonstra que há algo de errado. Muitas vezes, uma doença ocular é a causadora dessa condição, o que exige a atenção de um profissional capacitado. Para tirar as suas dúvidas, veja o que pode levar ao quadro de remela nos olhos em excesso.

A conjuntivite é uma das principais causadoras do aumento de produção

A conjuntivite é de três tipos: bacteriana, viral ou alérgica. Nas duas primeiras possibilidades, é muito comum que haja a formação de uma substância branca ou amarelada, como se fosse uma espécie de pus.

Em qualquer um dos três casos, a elevação da quantidade de remela pode ser um sinal inicial de que a conjuntivite se instalou. Isso porque a atuação do canal lacrimal fica fora do equilíbrio e os possíveis microrganismos levam a um aumento dessa produção. O ideal é realizar o tratamento com rapidez e evitar a contaminação do outro olho.

A blefarite leva a esse sintoma e à caspa nos cílios

A blefarite é uma inflamação das pálpebras, comumente confundida com conjuntivite. Além de deixar os olhos vermelhos e com ardência, ela cria pequenas caspas nos cílios.

Em muitos casos, formam-se elementos semelhantes à remela, principalmente na raiz dos cílios superiores e/ou inferiores. Como as estruturas são amareladas e têm a mesma textura da matinal, é comum sentir que há remela nos olhos em excesso. Essa condição exige um tratamento imediato e de qualidade, já que pode levar a problemas graves.

O surgimento de hordéolo é outro possível responsável

O hordéolo é comumente conhecido como terçol. Ele é uma espécie de abscesso que é causado pela inflamação de uma glândula. É marcado pelo aparecimento de uma protuberância vermelha, dolorida e, muitas vezes com aspecto purulento. Ele pode ser interno ou externo e acontecer na parte de cima ou de baixo.

Frequentemente, a produção de remela fica maior pouco antes de a estrutura inchada “eclodir”. Quando está associada à coceira, à vermelhidão e ao incômodo, as remelas extras normalmente indicam que o problema se manifestará.

Uma blefarite não identificada ou tratada incorretamente causa esse quadro, assim como a falta de higiene. Os cuidados certos são indispensáveis para evitar consequências indesejáveis.

A síndrome dos olhos secos também pode gerar remela nos olhos em excesso

A remela é, de certa maneira, um tipo de muco que ajuda a impedir que as lágrimas escorram pelo rosto. Elas são importantes para melhorar a formação do filme lacrimal, o qual recobre e protege a córnea.

Diante de alguns hábitos e até condições de saúde, a produção de lágrima é intensamente afetada. Ao não piscar o suficiente, por exemplo, um paciente tem maiores chances de desenvolver a síndrome dos olhos secos.

Quando há essa ocorrência, há remela nos olhos em excesso numa tentativa de regularizar o funcionamento do filme lacrimal. A partir do diagnóstico, usar colírios especiais tende a funcionar. A remela nos olhos em excesso aponta desde infecções até condições crônicas. Em qualquer caso, é indispensável procurar um oftalmologista, que poderá diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de comentar para que possamos ajudar.

Compartilhar:

13 respostas

  1. Eu estou com a beira dos olhos vermelha e coça já faz meses ,e tem remela seca igual caspa, vc poderia mi endica um remédio ou uma receita caseira deste já agradeço.

  2. Olá boa noite eu tenho sindrome de sojren e estou tendo problemas com remela constante nos olhos durante o dia é menos a noite incomoda muito, minha reumatologista disse q é da renite estou usando medição no olho no ouvido e no nariz e não melhora o devo fazer?

  3. Bom dia,tenho uma crianca de 3 anos com alergia nos olhos que devo fazer qual medicacao usar?brigada.

  4. Meu filho vive com olhi vermelho e inchado e com pus ..usa colorido mais não resolve oque poço fazer??preciso de ajuda ele fica até com vergonha pois todos percebem e ficam comentando

  5. Minha filha acordou hj com os olhos grudados com um líquido amarelo e não para de sair ,o que posso usar?

  6. Boa tarde ! Pensava que as ramelas nos adultos surge por causa de doenças sexualmente transmissíveis.

  7. Em todo o momento estou com remela não só quando acordo , e antes eu neo tinha , oque pode ser ?

  8. Meus olhos estão com remelas a dias e todos os dias pela manhã, eles amanhece grudados os cantos estão com remelas ressecadas! o que isso pode ser!? você pode me passar algum colírio.?

  9. Meu filho de 5 anos tem mas de 6 meses que o olho fica remelando e vermelhos sempre que levo ao médico passa colirio diferente melhoras 1 semana e volta

  10. Eu também tenho este problema, mais tenho olhos secos e uso muitos tipos de lágrimas artificiais mesmo assim não ajuda. É chato acordar todos os dias assim, e durante o dia também, tenho de andar sempre com algodão molhado para ir limpando os olhos. Já fiz várias consultas com especialistas e nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta