Conteúdo

Remela nos olhos em excesso: como tratar?

Depois daquela bela noite de sono, ao abrir os olhos, lá estão aquelas bolotas amarelas ou brancas no cantinho dos olhos. A remela, apesar de desagradável visualmente, é algo normal que o corpo produz, então, precisamos conviver com ela. Entretanto, se você está com remela nos olhos em excesso, daí precisa ter um pouco mais de atenção.

A seguir, você vai entender melhor o que é a remela e como tratar o excesso dela.

Como se forma a remela?

De uma maneira bem simples, a remela é uma espécie de sobra das lágrimas. Os olhos precisa produzir as lágrimas para poder lubrificá-los. Desse modo, a lágrima é formada, basicamente, por três componentes — uma camada de muco, uma camada líquida e uma camada gordurosa.

Na camada do muco é que ficam retidas as partículas de poeira e outros elementos estranhos aos olhos. Já a camada líquida contém o sal, proteínas e demais elementos fundamentais para a saúde da córnea. Por fim, a camada de gordura, que é a mais externa, tem a função de prevenir a evaporação da lágrima na superfície do olho.

Sendo assim, a produção das lágrimas é um processo constante que é espalhada pelo olho todo quando a gente pisca. O excesso desse fluido lacrimal é direcionado para o canto do olho, junto com a sujeira que o olho encontra. Entretanto, à noite as glândulas lacrimais reduzem a produção do líquido lacrimal, mas mantêm a produção do muco e da gordura. Daí a formação da remela.

O que significa remela nos olhos em excesso?

Você viu como é formada a remela e entendeu que é normal encontrá-la sempre pela manhã, ou ao longo do dia. Entretanto, remela nos olhos em excesso demonstra que tem algo errado acontecendo nos seus olhos. Pode ser uma simples exposição a um ambiente mais empoeirado que está produzindo mais lágrimas para proteger seus olhos, ou pode ser uma infecção conjuntiva, como por exemplo, uma conjuntivite ou blefarite, ficando mais sério. Nesses últimos casos, é preciso consultar um oftalmologista para tratar esse incômodo e evitar problemas maiores com suas vistas.

Como tratar a remela nos olhos em excesso?

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Entretanto, se você está observando que essa produção em excesso pode ser por conta de uma gripe ou alergia, você pode tomar alguns cuidados que podem aliviar esse incômodo:

  • Mantenha seus olhos sempre limpos;
  • Utilize uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila frio para limpar os olhos;
  • Passe a compressa no sentido do canto do olho para fora, para não obstruir o canal lacrimal;
  • Lembre-se de utilizar uma compressa para cada olho, para evitar que, em caso de infecção, contamine o outro olho.

Se a produção de remela nos olhos em excesso continuar, ou com um aspecto diferente do que você já está acostumado, a visita ao oftalmologista é fundamental para trazer conforto e tratar esse incômodo.

Você já passou por essa experiência? Fez alguma coisa que ajudou a limpar os olhos e reduzir o excesso de produção de remela? Compartilhe conosco sua experiência deixando um comentário. Se você ficou com alguma dúvida, fale conosco! Podemos ajudá-lo.

Compartilhar:

24 respostas

  1. Meu olho tá com uma secreção clara tipo um nuvem transparente, o que usar uma vez um oftalmologista receitou lavar com shampoo Jonson infantil

    1. O meu melhorou com soro fisiológico e o colirio Hiabak, mas se perceber algum tipo de inflamação. Melhor ir no oftalmologista ele te passa uma pomada Cylocort. Na dúvida vai no oftalmologista.

    2. Essa secreção e branca não e constante mais aparece às vezes e muito parecido com pus.

  2. Estou com gripe e agora apareceu uma secreção nos dois olhos. Apresenta também inchaço e vermelhidão. O que devo fazer?

    1. Meu bebê de 5 anos e outra de 2 estam com virose e seus olhinhos estão remelando um pouco mas do normal será por. Causa da virose?

    1. TAMBEM ACHEI QUE PODERIA SER ISSO ESTOU PREOCUPADO VOU ATE IR AI ESPECIALISTA PARA VER MEU CASO MELHORAS PARA TODOS NÓS EM NOME DE JESUS

  3. Tenho secreção nos olhos faz uns 15 anos e quase o dia inteiro,Já fui em 07(sete) oftalmologistas e foram realizadas duas desobstrução lacrimal mas não estava obstruido o canal.Já usei vários colírios inclusive antibióticos e nada.Uso sempre lenço de papel e já desanimei.Tenho que limpar de duas em duas horas mais ou menos.

  4. Tive gripe até semana passada. Meu olho foi aos poucos aparecendo uma remela até que ontem foi revelado amarelo. O olho por fora
    não está inchado e nem vermelho nem dor porém sai água e a revela amarelo.

  5. Meus olho esquerdo está com remela esverdeada em acesso. E um pouco de coceira no canto dos olhos. Esta com gripe com secreção já há duas semanas. E tratando a gripe.

  6. Oi 🌹 meu olho esquerdo tá com remela, tá embaçado, tá lacrimejando e o canto parece q queimou a pele devido a lágrima ácida. Obrigada

  7. Toda hora tenho que limpar a minha vista por conta das remelas e minha visão tbm fica embaçada.

  8. Oi meu olho já remela faz cinco anos e já fui no oftalmologista e já passou vários colírios e votei lá disseram que era por causa que eu tinha carne crescida conhecida como pitregio e fiz a cirurgia e comecei o tratamento de novos colírios e ainda permanece o olho lacrimejando e preciso de ajuda mim encomoda muito

  9. A minha remela apareceu após a minha quimioterapia com Xeloda Fui a 2 oftalmologistas e não resolveram o problema Me receitaram colirio Lacrofilm e compressas de soro fisiológico mas sem efeito O que devo fazer agora

    1. Meus olhos sai remela branca direto e arde bastante.. tô limpando com algodão e chá de camomila as vezes , mas não resolve , até eu passar no oftalmologista, vai demorar um ano pelo SUS

  10. Eu estou lavando com soro fisiológico. Eu tenho o olho direito operado de catarata a um ano. Mas os dois estão ardendo parece pimenta e fica úmido e embaçado e com remela até muita. Tou secando com guardanapo.

  11. Meus olhos estão constantemente com semana E as vezes lagrimas ácidas queimam minha pele

  12. Boa noite!!
    O meu olho esquerdo fica remelando desde criança e hj tenho 46 anos e nunca foi resolvido o problema o q faço? Já fui em muitos oftalmologista e nad se resolve o q faço?.

  13. Por favor preciso de ajuda tenho miopia alta,a 4 anos estou com secreção e lágrimas em excesso prejudicando ainda mais minha visão, já passei por vários oftalmologista e nada resolvido. Alguém pra me ajudar? Serei eternamente grata.

  14. Bom dia! O meu olho direito lacrimeja quase à 5 anos….. piorou bastante nos ultimos tempos. Já fui a vários oftomologistas e só dois me falaram de operar o nariz. Disseram que tenho desvio do cepto, e daí a obstrução que faz com que as lagrimas voltem para traz e daí resulte um lacrimejar constante. Eu não sei se devo arriscar a correção, pelos vistos tenho que levar com uma prótese e ainda por cima anestesia geral. Gostaria que o Doutor me desse um conselho, por favor! Ainda o fator de passar por tudo isso e não haver grandes melhoras, ou melhoras por muito pouco tempo. Muito obrigada

  15. Bom dia Doutor O que eu faço para o meu olho melhorar e desinchar rápido porque apenas um olho meu fica remelando muito dentro e fora do olho remelas pegajosas que causa esse incômodo e acaba arranhando quando durmo aprega meu olho fechando ele a remelas fica apegada nos meus cilicios que causa um incômodo muito muito grande o que posso fazer doutor para melhorar essa situação do meu olho?

  16. Bom dia Doutor O que eu faço para o meu olho melhorar e desinchar rápido porque apenas um olho meu fica remelando muito dentro e fora do olho remelas pegajosas que causa esse incômodo e acaba arranhando quando durmo aprega meu olho fechando ele a remelas fica apegada nos meus cilicios que causa um incômodo muito muito grande o que posso fazer doutor para melhorar essa situação do meu olho??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta