Em suas consultas ao oftalmologista você já deve ter ouvido falar em pressão intraocular, certo? Essa é uma medida usada para analisar a circulação do líquido, o humor aquoso, produzido entre a córnea e a íris. Se houver obstrução e acúmulo desse líquido, a pressão dos olhos, ou intraocular (PIO), aumenta e pode prejudicar a visão.
O teste de sobrecarga hídrica serve exatamente para identificar a capacidade de drenagem do humor aquoso, diagnosticar possíveis alterações na PIO e prevenir o desenvolvimento de glaucoma, doença que leva à cegueira. Para saber mais sobre esse exame, continue a leitura:
Como funciona o teste de sobrecarga hídrica?
Esse exame tem duração de aproximadamente 1 hora e ao longo do procedimento é aplicado colírio anestésico que, no entanto, tem efeito de mais ou menos 10 minutos. O teste funciona da seguinte maneira:
- Chegando ao consultório, o paciente é submetido à primeira aferição da pressão intraocular.
- Depois, ele deve beber 1 litro de água mineral no intervalo de 5 minutos.
- Feito isso, o médico medirá novamente a pressão intraocular nos intervalos de 15, 30 e 45 minutos.
Qual o preparo necessário para fazer o exame?
A preparação para o teste de sobrecarga hídrica começa, é claro, pelo agendamento do exame. Com o encaminhamento em mãos, você só precisa se atentar a dois cuidados no dia de realizá-lo:
- Mantenha o jejum de 3 horas para alimentos sólidos e líquidos antes do teste.
- Não utilize lentes de contato na data marcada para o exame.
Lembre-se de que é fundamental consultar o oftalmologista periodicamente para manter a saúde ocular em dia! O Hospital de Olhos conta com uma equipe de profissionais qualificada e pronta para atendê-lo, agende sua consulta clicando aqui.