Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar. A pessoa não sente dor e pode ser que ela perceba que as manchas somem e aparecem de repente.
O primeiro passo é não se desesperar, pois enxergar moscas volantes não é considerado um problema muito grave. No entanto, isso só será comprovado depois que você se consultar com um oftalmologista e ele poderá te dar o diagnóstico mais preciso.
Lembrando também que não é recomendável usar nenhum tipo de colírio ou medicamento antes de realizar uma consulta médica. O automedicamento pode prejudicar a saúde ocular e, até mesmo, piorar a situação das manchas. Por isso, não deixe de consultar com um oftalmologista para que o diagnóstico seja feito. Veja, abaixo, mais detalhes sobre as moscas volantes.
As principais causas
Afinal, por que algumas pessoas enxergam esses pontos pretos se movimentando? Naturalmente, o envelhecimento faz com que o vítreo, que é um fluido gelatinoso que ocupa o globo ocular, encolha e isso pode fazer com que ele se separe da retina. Na verdade, as moscas volantes são proteínas que se formam quando ocorre essa separação.
Em determinados casos, além da separação do vítreo com a retina pode acontecer a ruptura retiniana. Ou seja, o paciente além de ver moscas volantes enxerga flashes. Além de incomodar bastante, requer que uma atenção maior.
No entanto, não é qualquer um que começa a ver moscas volantes. Pessoas acima de 60 anos, pessoas míopes, que já fizeram cirurgias de catarata ou que já tiveram inflamação ocular estão no grupo de risco.
Como tratar as moscas volantes
É importante lembrar que nem sempre as moscas volantes interferem na visão das pessoas. Elas podem aparecer e desaparecer dependendo do movimento dos olhos. Por isso, não há tratamento indicado. No entanto, existem casos em que além da separação da retina, ocorre a ruptura e descolamento.
Quando isso acontece, ocorre um sangramento dentro da cavidade vítrea e isso pode fazer com que a visão fique turva também. E, se há um buraco na retina, o tratamento precisa ser imediato, pois é uma condição grave e deve ser diagnosticada rapidamente.
Porque quando há uma ruptura retiniana é preciso fazer um tratamento a laser ou crioterapia, que consiste em um processo terapêutico que tem como base aplicações de gelo ou neve carbônica. Nessas horas, somente o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento e realizar os exames para confirmar a condição.
Se você vem enxergando manchas se movimentando no campo de visão, marque uma consulta com um especialista para avaliar se são realmente moscas volantes. Não deixe de fazer exames oftalmológicos regulares e sempre vá a clínicas ou hospitais renomados.
A saúde ocular nunca deve ser deixada de lado. Caso você tenha alguma dúvida, entre no nosso blog e leia mais recomendações de como cuidar dos seus olhos e aprenda sobre doenças que são bastante comuns.
3 respostas
Estava muito preocupada , depois de.ler A . matéria compreendi.que preciso de um oftalmo , obrigada
Tenho alta miopia 13 no esquerdo 12 no direito e tenho visto uma mancha tipo um círculo se formando, no olho esquerdo no que enxergo menos, minha preocupação maior é que os recursos na oftalmologia na minha cidade é pouca.
Eu sinto parece ma mosquinha no olho quando estou lendo não coça não dói o que pode ser