Você já ouviu falar em toxoplasmose ocular? Aprenda mais sobre essa doença!

Muito se fala em toxoplasmose, a doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e que pode causar diversos problemas de saúde. Alguns pacientes possuem lesões em diversos órgãos, enquanto outros podem apresentar sintomas de uma gripe comum.

Porém, a toxoplasmose ocular é pouco divulgada e por isso, pouco conhecida. No entanto, é uma das causas mais comuns de infecção no País, segundo o Instituto de Retina de São Paulo. É mais comum entre adultos de 25 a 45 anos, mas também pode acometer recém-nascidos, pela transmissão pela placenta. Conheça um pouco mais sobre a toxoplasmose ocular e seus tratamentos.

Como acontece a transmissão da toxoplasmose ocular

O hospedeiro natural são os animais domésticos de pequeno porte, principalmente os gatos. O contato frequente com suas fezes pode ser a razão do surgimento da doença. A ingestão de alimentos malcozidos, vegetais mal higienizados durante o preparo, água contaminada, ovos crus e leites não pasteurizados podem ser a causa da infecção adquirida.

Na infecção congênita, o processo se dá pela contaminação placentária. Porém, a mãe precisa já ter adquirido a doença ou ter seu primeiro contato com ela durante a gestação. A infecção por inoculação cutânea é menos comum, mas ainda assim, há registros. São casos onde a contaminação acontece por transfusão de sangue ou transplante de órgãos.

Tem grande incidência em pessoas com vírus do HIV ou que estejam passando por tratamentos que abalem o sistema de imunológico.

Os primeiros sintomas e diagnóstico

Antes do diagnóstico da toxoplasmose ocular, os pacientes costumam apresentar sintomas como visão turva ou embaçada, fotofobia, dor nos olhos, relatar a presença de moscas volantes ou alterações nas formas do que vê. Olhos vermelhos e irritados também fazem parte do conjunto mais comum de sintomas.

O diagnóstico se dá quando o paciente se submete a um exame de fundo de olho e, dependendo do tempo da doença e de sua evolução, é preciso um exame de sangue para confirmar a presença do parasita. A partir desses dois dados o oftalmologista pode traçar o melhor tratamento.

Toxoplamose ocular tem tratamento?

O tratamento da toxoplasmose ocular não se diferencia do tratamento para a toxoplasmose em outros órgãos, salvo a associação de antibióticos de amplo espectro associados a colírios antiinflamatórios, a base de corticóide, e colírios chamados cicloplégicos (dilatam a pupila) para amenizar a dor. Quando a toxoplasmose ocorre durante o período gestacional, drogas apropriadas são administradas.

A cura é possível, no entanto, as lesões causadas pela ação do protozoário nunca serão recuperadas. As cicatrizes formadas na córnea e demais estruturas dos olhos impedem que a visão seja normal mesmo após a eliminação da toxoplasmose ocular. É preciso ter cuidado também com as recidivas da doença, muito comuns. Os parasitas ficam alojados na retina em forma de cistos e são resistentes a medicamentos. Assim que há um período de baixa imunidade, esses cistos eclodem os parasitas voltam a causar danos.

O diagnóstico precoce da doença pode impedir que lesões extensas aconteçam e pode garantir uma melhor resposta aos medicamentos. Assim que qualquer sintoma surgir, o conselho é buscar a opinião de um oftalmologista.

Quer saber mais sobre lesões oculares? Leia nosso outro artigo e fique por dentro de como se prevenir.

9 respostas

1. A toxoplasmose geralmente é transmitida através da água e alimentos contaminados. Vá ao oftalmologista. Coitados dos gatos, quase nunca transmitem. Um bom médico de retina pode explicar.

1. Tenho estrabismo devido a toxoplasmose…o médico disse que no meu caso a cirurgia de correção não é indicada…confere?

1. Procure um bom centro oftalmológico. Indico o Hospital Sadalla em Joinville – SC. O médico do meu filho disse que se ficar estrábico, é só fazer a cirurgia de correção.

2. Olá ,estou triste pois levei meu filho de 15anos ao oftalmo descobri passei essa doença para ele na gravidez.Ele tem uma cicatriz no olho esquerdo ,oq posso fazer para q ela não evolua?Porém ele já umas lentes . obrigada ..

3. TENHO 65 ANOS PERDI A VISÃO DIREITA,AGORA DESCOBRI A CAUSA QUE É DEVIDO A ESSA DOENÇA E NÃO TEM COMO SALVAR O RESTO DE VISÃO DA ESQUERDA.POIS JÁ ESTÁ AFETANDO A MÁCULA DO OLHO ESQUERDO

4. Depois de infectar com toxoplasmose meus olhos estão sempre lacrimejando e vejo tipo de um circulo colorido tipo arco íris.