Conteúdo

Você sente dor nos olhos? Conheça as causas e tratamento

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, essa é uma “experiência sensorial e emocional desagradável, associada a danos aos tecidos reais ou potenciais”. Ou seja, a dor é um indicativo de que algo não está certo no organismo. Ela geralmente é um sintoma de uma doença, e aquele que chama mais atenção. Mas que vêm acompanhada de outros sinais de doenças.

Por esse motivo, sempre que o paciente experimenta dores persistentes, é importante procurar ajuda de um médico o mais rápido possível. Para te ajudar a identificar o que pode estar acontecendo com você, preparamos um post com causas e tratamentos para dor nos olhos. Leia até o final e entenda.

Glaucoma: evolução progressiva que pode levar à cegueira

O glaucoma é uma doença séria que tem evolução progressiva e não tem cura. Ou seja, os tratamentos são para retardar o seu avanço e preservar a qualidade de vida do paciente por mais tempo. Além da dor nos olhos, quem tem glaucoma costuma enxergar halos ao redor de fontes de luz, perda de visão (principalmente a periférica), visão distorcida ou embaçada, vermelhidão nos olhos, dores de cabeça e até náusea ou vômito.

O grande ponto de destaque aqui é o fato de que a maioria dos pacientes não percebe os sintomas iniciais do glaucoma. Eles são silenciosos e, por isso, a visita regular ao médico oftalmologista é tão importante. Quando deixamos para iniciar o tratamento tarde demais, os recursos disponíveis podem não ser suficientes.

Blefarite: inflamação nas pálpebras e região dos cílios

A blefarite é uma doença inflamatória que afeta a pálpebra, mais exatamente na região onde nascem os cílios. Ela não oferece riscos à visão, mas é bastante incômoda uma vez que o paciente sente dor nos olhos toda vez que pisca ou leva as mãos à região. Além desse sintoma, é comum notar uma vermelhidão e irritação intensas no local, sensação de areia nos olhos e ardência na parte interior das pálpebras. Isso acontece porque há a contaminação por bactérias e um médico deve ser consultado para que recomende o melhor tratamento.

Conjuntivite: inflamação na conjuntiva que causa dor nos olhos

A conjuntivite é uma velha conhecida de todos nós. As chances são de que todo mundo contraia essa doença pelo menos uma vez na vida. De origem viral, bacteriana ou alérgica, ela provoca dor nos olhos, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, produção de secreções, coceira e inchaço. Dependendo da causa da conjuntivite, o médico recomendará compressas frias para aliviar os sintomas, mas de maneira geral é preciso esperar para que ela passe sozinha. Mas antes de tomar essa decisão, procure o oftalmologista para que você possa ser orientado corretamente.

Uveíte: inflamação na camada média do globo ocular

A uveíte também é um tipo de inflamação que atinge os olhos. Nesse caso, ela se instala na parte média do globo ocular. Ou seja, na parte que engloba a coroide, o corpo ciliar e a íris, a qual damos o nome de úvea. Esse é o tecido responsável pelo fluxo sanguíneo dessas estruturas do olho. Por isso, quando inflamado, a dor nos olhos é presente e muitas vezes intensa. A visão também pode ficar turva, os olhos vermelhos e a sensibilidade à luz bastante aumentada.

Dengue: não é uma doença ocular, mas causa dor nos olhos

Apesar de a dengue não ser uma doença ocular, ela ainda está muito presente no Brasil, onde as campanhas de prevenção e erradicação do mosquito são intensas. Por isso, vale ressaltar que sentir dor nos olhos acompanhada de febre intensa, dores musculares, dores nas juntas, também é um sinal de que algo está errado. Nesse caso, jamais opte pela automedicação e procure um posto médico o mais rápido possível.

Sentir dor nos olhos não é normal. Se você está experimentando esse sintoma, procure um médico imediatamente. Como você pôde ver neste post, esse pode ser um sinal de uma doença simples e de fácil tratamento, como a conjuntivite. Ou pode também ser um indicativo de que você está com glaucoma. Na dúvida, o profissional da saúde é o seu melhor aliado.

Você já teve dor nos olhos? Conte sua experiência nos comentários.

Compartilhar:

7 respostas

  1. Tenho dor nos olhos intensa no fundo dos olhos seguida de duplicação da visão, pouco de tontura.
    Vem do nada assim como passa do nada.

  2. Tenho muitas dores no olho esquerdo já foi ao oftalmologista ele disse que era a tiróide descontrolada então foi ao médico da tiróide estava a tomar Eutirox 50 fiz análises ele me disse que não precisava de medicação receita me Selénio 200mcg mas o meu olho continua a dor ao pestanejar e tá mais aberto que o outro

    1. Meu olho fica assim,eu sinto dor nos olhos isso me deixa preocupada,hoje acordei com os olhos e rosto inchados,a noite estava com dor nos olhos muita dor de cabeça e com muito enjoada

  3. Senti uma dor muito forte,como uma fisgada bem dolorida, doi muito ao fechar e apertar!

  4. Eu acordo com essa dor que vem em forma de fisgada, da última vez fui ao oftalmo e ele me disse que era uma úlcera, fiz o tratamento e passou mas poucos dias depois deu no outro olho só que não foi dor tão intensa, fui em outro oftalmo e ele me disse que não tinha nada, hoje acordei com dor de novo, acontece sempre ao abrir aos olhos de manhã ou de madrugada

  5. Bom dia você melhorou ?
    Eu achava dormindo aí acordei e comecei a sentir uma “fisgada” no olho sendo que está com alguns dias que não venho bem psicológico mesmo.
    Tá com 3 dias que sinto dores no corpo
    E hoje de manhã levantei sentindo essa fisgada no olho tô começando a ficar com medo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta