Você tem Síndrome do Olho Seco?

Fatores ambientais como tempo seco, baixa ingestão de água e, principalmente, piscar poucas vezes durante o uso de eletrônicos, podem favorecer o desenvolvimento da síndrome do olho seco.

A síndrome do olho seco consiste em uma condição oftalmológica que diminui a quantidade de lágrimas nos olhos, o que faz que eles ressequem com mais facilidade.

Apesar da síndrome ser recorrente em pessoas a partir dos 40 anos, qualquer pessoa pode ser diagnosticada com a doença, principalmente quem trabalha diante do computador por várias horas no dia

O que causa a Síndrome do Olho Seco?

Alguns fatores externos podem influenciar no ressecamento dos olhos, por exemplo:

• Ambientes secos com ar-condicionado ou muito vento;
  • Usar o computador muito tempo sem piscar os olhos devidamente ou dar pausas para descansar;
  • Uso regular de remédios como anticoncepcionais ou antialérgicos;
  • O uso de lentes de contato sem o devido cuidado com a limpeza;
  • Exposição ao sol sem óculos com proteção UV.

Além dessas causas, doenças como lúpus e artrite reumatoide, por atingirem o sistema imunológico do paciente, também levam ao ressecamento ocular.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da síndrome do olho seco são coceiras, vermelhidões, visão turva, ardência, sensação de corpo estranho, fotofobia e irritação ocular. Em casos mais graves, é possível ter dificuldade com a movimentação das pálpebras.

Para o diagnóstico e tratamento correto, é preciso procurar um oftalmologista que pode indicar antibióticos e anti-inflamatórios para impedir  que a infecção se agravar por todo o globo ocular; além de instruir o paciente na melhor forma de prevenção e cuidados com os olhos.

Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que esse problema se agrave por falta de informação.