Conteúdo

O que significa pressão intraocular elevada e por que controlá-la

A pressão intraocular (PIO) é uma medida utilizada para analisar a tensão nos olhos. Ela está diretamente relacionada à capacidade de circulação do humor aquoso, um líquido produzido e eliminado nas câmaras anterior (área entre a córnea e a íris) e posterior (área entre a íris e o cristalino).

O humor aquoso, formado por água e sais dissolvidos, é muito importante para manter a temperatura interna do olho, além de nutrir a córnea. Quando esse líquido, por algum motivo, não escoa e fica represado, a pressão intraocular aumenta e pode causar a morte das células sensoriais — esse quadro é conhecido como glaucoma.

Sintomas da pressão intraocular elevada

Nem sempre a elevação da pressão intraocular se manifesta por meio de sintomas, sendo que às vezes é preciso realizar exame oftalmológico para verificá-la. Porém, existem alguns sinais que podem indicar alterações na PIO, tais como:

  • Redução da visão periférica
  • Dor intensa nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão nos olhos
  • Dificuldades para enxergar
  • Náusea e vômito
  • Aumento de tamanho das pupilas
  • Visão turva e embaçada

Lembre-se de que é fundamental consultar regularmente o seu oftalmologista para realizar testes de rotina e evitar o desenvolvimento de doenças.

O que costuma elevar a pressão intraocular

Como vimos no início do post, a elevação da pressão intraocular ocorre quando o humor aquoso fica acumulado dentro do olho. Mas, afinal, o que leva a esse desequilíbrio entre a produção e eliminação do líquido? As principais causas estão relacionadas a fatores como:

  • Produção de líquido ocular em excesso
  • Histórico familiar de glaucoma
  • Obstrução do sistema de drenagem do olho
  • Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona
  • Trauma no olho ocasionado por pancadas, sangramento, tumor ocular ou inflamação
  • Realização de cirurgia nos olhos, principalmente o procedimento para o tratamento de catarata

Os riscos da pressão intraocular elevada

A pressão alta nos olhos, uma característica do glaucoma e da esclerite, causa a danificação do nervo óptico e compromete a visão. Essa doença pode acometer adultos, idosos e crianças, mesmo sem manifestar sintomas, e até levar à cegueira. Por isso, é imprescindível consultar o oftalmologista e realizar exames preventivos.

Como manter a pressão intraocular controlada

Embora não exista cura para o glaucoma, é possível controlar a pressão intraocular por meio do uso de colírios e remédios. Dependendo do caso de alteração na PIO, talvez seja necessário o tratamento com laser ou cirurgia. No entanto, alguns hábitos, como seguir uma dieta balanceada, reduzir os níveis de estresse, moderar o consumo de álcool e consultar o oftalmologista periodicamente, ajudam a monitorar a pressão dos olhos.

Agora que você já sabe o que significa pressão intraocular elevada e qual a importância de atentar-se a esse diagnóstico, que tal dividir essas informações com seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhar:

32 respostas

  1. Desde dos meus 5anos uso óculos tenho 17 miopia e 3 artigmatismo qual a possibilidade de também ter glaucoma?

    1. Oi, bom dia, não sou especialista, mas tenho hipertensão ocular e acredite em mim, se tivesse o oftalmologista te falaria, tenho ciência de que tenho desde meus 6 ou 7 anos que comecei a usar oculos e fazer uso do colirio

    1. Tive uma infecção nos olhos, o colirio resolveu, porém continua avermelhado, e como estivesse ressecado.É sinal de pressão alta?

  2. Fiz exames com oftalmologista e minha pressão ocular tava muito alta, estou em tratamento com esse medicamento e tive resultados positivo…

    1. @QRA Mestry Badahra
      Responde a Raquel.
      A pressão aqui em pauta,
      É a PRESSÃO OCULAR.
      Que é verificada pelo OFTALMOLOGISTA.
      Nos OLHOS👀👁️ da pessoa.
      INFELISMENTE, O Ministério da Saúde, Não promove Um Alerta, a todos, Pela TV etc.entao, Como o problema é silencioso, 🙈 E acontece de Repente. A pessoa PERDE A VISAO.😭😡😓

    2. Pressão ocular alta não é glaucoma, pode evoluir pro glaucoma, mas demora meses e tem tratamento pra manter a pressão “normal” com colirios e remedios, mas sinceramente tem muitos sintomas pra ignorar, ansia de vomito, dor intensa de cabeça e atrás dos olhos. Só não da pra perceber se for assintomatica

      1. Eu descobri que tinha pressão elevada nos olhos na consulta de rotina,desde então uso colírio para não dar glaucoma.

  3. Sinto como se meus olhos fossem pular pra fora. Isto e a pressão ocular ? O que pode ser isto ?

  4. @QRA Mestry Badahra
    Sou portador de GLAUCOMA
    A mais de 30 Anos.
    E postei uma resposta POSITIVA, Coadjuvante ,desta página
    Porém, Não foi permitida, Daí
    Apaguei

  5. @QRA Mestry Badahra
    Portador de GLAUCOMA
    Sempre a serviço das informações positivas.
    Devido não acontecer um alerta Continuo sobre está patologia sem Cura, que
    CEGA MESMO!
    E ser confundido pelo povo
    A pressão ocular, Com verificar a Pressão Arterial
    Muita gente, é vítima deste grave problema

    1. Eu coloco diariamente, 12/12 horas, COSOPT e 15/20′ dps Bglau, É para a vida enquanto não for perdendo visão. Controlo 1,1/2 mês – 1,1/2 mês, a PIO (tensão ocular).

  6. Recentemente acordei com olho direito bem vermelho, muita dor…consultei uma oftalmologista excelente e através de exames o diagnóstico foi pressão intraocular 33 , correndo grave risco da terrível CLAUCOMA , já comecei tratamento com 3 tipos de colirios estou confiante que se Deus quiser o problema será contornado.
    Sorte a todos que convive com este problema..

  7. OI, EU TENHO PRESSÃO ALTA OCULAR. DEU NEGATIVO P GLAUCOMA. USO 1 COLIRIO 2 VEZES DIA. ESTOU BEM GRAÇAS DEUS. FUI VARIS VEZES OCOLISTAS DIFERENTES. 4 OFITALMO NÃO MEDIRARAM PRESSÃO MEUS OLHOS. 5 OFITALMO MEDIO . PRESSAO 24 . SINTO MT TRISTE PQ ALGUNS OFITALMO. NÃO MEDEM PRESSÃO OCULAR….

  8. Travoprosta também é um ótimo colírio, faço tratamento a 4 meses juntamente com o maleato de timolol conseguir reduzir minha pressão intra ocular mas acreditem somente o oftalmologista é capaz de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto

  9. Travoprosta também é um ótimo colírio, faço tratamento a 4 meses juntamente com o maleato de timolol conseguir reduzir minha pressão intra ocular mas acreditem somente o oftalmologista é capaz de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto por isso a importância de fazer a consulta regulamento

  10. Olá. Há algum tempo tenho tido alterações na visão, principalmente na periférica. Sinto pulsação nos olhos, quando saio do claro para o escuro ou vice-versa parece que tudo está piscando como uma lâmpada quando vai queimar, aí depois de um tempo normaliza, mas as coisas ao redor parece que estão sempre tremendo, as vezes tem uma macha sombreada na visão. Recentemente fui ao oftalmo e ele falou que é normal devido a miopia e astigmatismo, no entanto, o meu grau é 0,50, não acredito que causaria tantas alterações.

  11. Não apresento nem um destes sintomas,fui no oftalmologista ele mi pediu uns exames suspeita de glaucoma, passou óculos, quando peguei 0 gral diminuiu com 1 ano,o gral anterior está melhor que o da gora,o recente está fraco,fui ni outro médico ele disse que tinha que fazer cirurgia de catarata mais rápido, e eu não sei o que fazer

  12. Eu descobri que tinha pressão elevada nos olhos na consulta de rotina,desde então uso colírio para não dar glaucoma.

  13. Eu também descobri hoje e uma consulta de rotina, onde meu grau em um olho é zero e no outro 0,5 nem preciso usar óculos, mas com exame que fiz a pressão ocular estava alta. Meu oftalmologista pediu 4 exames para fazer. A Pressão ocular deu elevada, mas o nervo do olho está tudo certo. Graças a Deus. Esperar os exames, retornar a consulta, pro doutor prescrever a medicação certa para tratar. Minha mãe tem Glaucoma, as vezes é genética. Eu nem imaginava que teria hipertensão ocular. Sinto dor de cabeça direto, mas não sei se isso tem haver.

  14. Fui diagnosticado com Glaucoma ou pressão ocular aos 45 anos. Faço controle com colírios. Mas uma coisa me incomoda bastante que o médicos do SUS não afirma ser causa x consequência ” PRESSÃO OCULAR DEVIDO ESTRESSE CRÔNICO” Sabemos sobre nosso corpo melhor que qualquer diagnostico e todo vez que sou vitima de problema social as vezes inevitável o ESTRESSE INTENSO, tenho alteração na pressão dos meus olhos. Mas aqui onde falo tratamento os médicos ignoram esse fator estresse x pressão ocular e quando pesquiso sobre o tema a medicina apontam que uns doa fatores para pressão dos olhos justamente o estresse..Não estou querendo ser incrédulo ao diagnóstico mas penso que nem toda a pressão ocular é hereditário ou sem uma causa específica.

  15. Passei por um ofitalmo diagnóstico pressão ocular ele disse que a pressão do corpo está afetando a visão mais não me passou nenhum colirio para isso o que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta