A úlcera de córnea é uma ferida aberta que surge na córnea, camada transparente da frente do olho. Essa ferida causa sintomas como dor, vermelhidão no olho, aumento da sensibilidade à luz ou visão embaçada, podendo também ser visualizada uma pequena mancha esbranquiçada no olho.
A úlcera de córnea pode se apresentar em estados mais leves ou graves, variando em suas dimensões e causas subjacentes.
Em geral, ela afeta apenas um olho (úlcera de córnea unilateral), mas também pode afetar ambos os olhos (úlcera de córnea bilateral).
A causa mais comum da úlcera de córnea é o uso prolongado de lentes de contato, ou a higienização incorreta das lentes, que podem levar ao surgimento de uma inflamação na córnea chamada ceratite, e afetar a integridade da córnea, permitindo a entrada de vírus, fungos, bactérias ou parasitas.
No entanto, a úlcera de córnea também pode surgir devido a pequenos cortes, olho seco ou doenças autoimunes, por exemplo.
Os tratamentos da úlcera de córnea dependem de sua causa e gravidade, podendo variar bastante, do uso de colírios e lentes de contato até medicamentes ou tratamentos cirúrgicos.