Sabe aquela sensação de tremor nos olhos e dor de cabeça? Esses dois sintomas, manifestados em conjunto ou não, podem indicar diferentes problemas — desde o cansaço dos músculos da pálpebra até a falta de nutrientes necessários no corpo.
Por isso é tão importante, ao menor sinal de incômodo, buscar orientação do seu oftalmologista. Tenha em mente que as consultas de rotina podem ajudar a detectar anormalidade na saúde dos olhos e tratá-las de maneira adequada, evitando complicações.
Agora, para saber as possíveis causas de tremor nos olhos e dores de cabeça, continue a leitura:
1. Estresse e ansiedade
Como já se sabe, os estados de estresse e ansiedade levam à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol. Esse efeito tem impacto principalmente sobre os músculos, que ficam contraídos e tensos. Dessa forma, as pálpebras também são atingidas e daí surgem os tremores.
Nesse caso, a melhor opção é buscar atividades relaxantes que ajudem a equilibrar a produção de hormônios e a evitar os espasmos.
2. Consumo exagerado de cafeína
O consumo em excesso de café e outras bebidas cafeinadas acelera o organismo e o deixa desidratado, o que também pode causar tremores nas pálpebras.
Aos poucos, tente reduzir a ingestão de cafeína e consumir mais água durante o dia. Outra ideia saudável é substituir o café por chá verde, cacau e chá de Ginko Biloba, por exemplo.
3. Falta de vitaminas
Espasmos involuntários nos músculos, incluindo as pálpebras, talvez sejam sinal de falta de nutrientes no corpo. Vitamina B12, magnésio e potássio, por exemplo, são importantes para o fortalecimento e hidratação dos músculos. Quando eles estão em baixa no organismo, ocorrem tremores.
Consulte o seu médico para realizar exames, analisar os níveis de nutrientes e adotar uma dieta adequada às suas necessidades.
4. Problemas de visão
Dificuldades para ler, sensibilidade à luz e esforço para enxergar de longe são alguns problemas de visão que causam dores de cabeça e tremores nas pálpebras. Isso porque os olhos acabam se esforçando mais do que o normal, levando ao cansaço excessivo.
É fundamental, portanto, consultar o oftalmologista em casos de incômodos na visão. Somente esse profissional será capaz de apresentar um diagnóstico preciso para o seu problema.
5. Má qualidade do sono
O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite, em ambiente calmo e relaxante. Se esse período de descanso não for cumprido, os olhos ficam fatigados, causando espasmos nas pálpebras.
Os sintomas de tremor nos olhos e dor de cabeça também podem indicar outros problemas de saúde, como alergias e síndrome do olho seco, mas, para descobrir as causas e cuidados, é muito importante consultar um médico oftalmologista.
No Hospital de Olhos, você encontra profissionais qualificados para atendê-lo. Agende sua consulta clicando aqui.
2 respostas
Durmo bem, mas tenho tremores fortes no olho esquerdo, tenho astigmatismo, sinto dificuldade de é chegar mesmo de óculos.
Tenho tremores no olho esquerdo, as vezes é tão forte que repuxa o lado do meu rosto todo, já fui no oftalmologista, ta tudo bem com o meu olho, mais não passa , só aumenta a cada dia.