O que pode ser tremor nos olhos e dor de cabeça? Veja 5 causas!

Sabe aquela sensação de tremor nos olhos e dor de cabeça? Esses dois sintomas, manifestados em conjunto ou não, podem indicar diferentes problemas — desde o cansaço dos músculos da pálpebra até a falta de nutrientes necessários no corpo.

Por isso é tão importante, ao menor sinal de incômodo, buscar orientação do seu oftalmologista. Tenha em mente que as consultas de rotina podem ajudar a detectar anormalidade na saúde dos olhos e tratá-las de maneira adequada, evitando complicações.

Agora, para saber as possíveis causas de tremor nos olhos e dores de cabeça, continue a leitura:

1 Estresse e ansiedade

Como já se sabe, os estados de estresse e ansiedade levam à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol. Esse efeito tem impacto principalmente sobre os músculos, que ficam contraídos e tensos. Dessa forma, as pálpebras também são atingidas e daí surgem os tremores.

Nesse caso, a melhor opção é buscar atividades relaxantes que ajudem a equilibrar a produção de hormônios e a evitar os espasmos.

2 Consumo exagerado de cafeína

O consumo em excesso de café e outras bebidas cafeinadas acelera o organismo e o deixa desidratado, o que também pode causar tremores nas pálpebras.

Aos poucos, tente reduzir a ingestão de cafeína e consumir mais água durante o dia. Outra ideia saudável é substituir o café por chá verde, cacau e chá de Ginko Biloba, por exemplo.

3 Falta de vitaminas

Espasmos involuntários nos músculos, incluindo as pálpebras, talvez sejam sinal de falta de nutrientes no corpo. Vitamina B12, magnésio e potássio, por exemplo, são importantes para o fortalecimento e hidratação dos músculos. Quando eles estão em baixa no organismo, ocorrem tremores.

Consulte o seu médico para realizar exames, analisar os níveis de nutrientes e adotar uma dieta adequada às suas necessidades.

4 Problemas de visão

Dificuldades para ler, sensibilidade à luz e esforço para enxergar de longe são alguns problemas de visão que causam dores de cabeça e tremores nas pálpebras. Isso porque os olhos acabam se esforçando mais do que o normal, levando ao cansaço excessivo.

É fundamental, portanto, consultar o oftalmologista em casos de incômodos na visão. Somente esse profissional será capaz de apresentar um diagnóstico preciso para o seu problema.

5 Má qualidade do sono

O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite, em ambiente calmo e relaxante. Se esse período de descanso não for cumprido, os olhos ficam fatigados, causando espasmos nas pálpebras.

Os sintomas de tremor nos olhos e dor de cabeça também podem indicar outros problemas de saúde, como alergias e síndrome do olho seco, mas, para descobrir as causas e cuidados, é muito importante consultar um médico oftalmologista.

No Hospital de Olhos, você encontra profissionais qualificados para atendê-lo. Agende sua consulta clicando aqui.

Hospital de Olhos
MENU